Os Monstros Clássicos da Universal - a era do horror e os filmes que são inspiração até hoje


A Universal é uma produtora que se tornou famosa por estabelecer o terror enquanto gênero cinematográfico - começando com O Corcunda de Notre Dame em 1923. Mas a Universal teve seu ápice com Drácula e Frankenstein em 1931, dando início a franquia que hoje conhecemos como os monstros clássicos da produtora, e completando a série com as sequências de O Monstro da Lagoa Negra, cujo primeiro filme foi lançado em 1954. 

Posso afirmar com toda a certeza que foi essa franquia que me fez tomar gosto pelo terror clássico - me apaixonei por Drácula desde a primeira cena, e a tenho como minha adaptação preferida do livro de Bram Stoker. Drácula acabou se tornando meu favorito da série de filmes, seguido por Frankenstein e O Monstro da Lagoa Negra

Os Monstros da Universal são uma ótima escolha para quem deseja começar a adentrar o horror clássico: são filmes geralmente curtos, muito bem feitos e que carregam consigo toda a atmosfera densa do gênero. Para quem gosta de clássicos e do universo do horror, é uma combinação irresistível.


Drácula, de 1931, adaptado do livro homônimo de Bram Stoker e protagonizado pelo lendário Bela Lugosi foi um sucesso estrondoso - e a história desse vampiro gera filmes novos até hoje. O filme apresenta as características que entraram para o imaginário popular como formadoras da figura vampírica: sem reflexos no espelho, alimentando-se de sangue humano e se transformando num morcego, Drácula é confrontado pelo professor Van Helsing quando este toma conhecimento de sua existência. 


Frankenstein, também de 1931 (um ano incrível para os amantes do gênero) é adaptado do livro de Mary Shelley e nos apresenta o Doutor Frankenstein, um jovem cientista que, em sua saga de criar um ser humano, acaba criando um monstro. Criador e criatura são igualmente explorados nas infindáveis obras que se seguiram ao clássico.


Dando continuação à história, somos apresentado a sequência A Noiva de Frankenstein, de 1935. Na história, a criatura exige que o cientista crie outro monstro, tal qual o criou - exige uma companheira. A Noiva é criada a partir da própria amada do Doutor Frankenstein. 


Em 1933 temos O Homem Invisível, primeiro filme da franquia com um toque cômico. Nele, um cientista descobre a fórmula da invisibilidade - mas não consegue criar um antídoto. Baseado na obra de H.G. Wells. 


A Múmia, em 1935, causa um grande alvoroço também. No filme protagonizado pelo lendário Boris Karloff, a múmia é revivida após ser encontrada numa expedição arqueológica. Esse filme teve vários remakes, infelizmente não tão bem sucedidos. 


Em 1941 o mundo é surpreendido com O Lobisomem, criatura mitológica que ganha fama com o filme. Nele, um homem acaba se tornando um lobisomem após ser mordido por uma dessas criaturas. A maquiagem da criatura pode parecer extremamente envelhecida para nossa época, mas certamente assustou muito nos anos quarenta. Apesar disso, é um dos que eu menos gosto da franquia. 


Encerrando com chave de ouro os principais monstros da Universal temos O Monstro da Lagoa Negra, criatura brasileira, descoberta por pesquisadores na Amazônia no longa de 1954 - aquático e terrestre, a criatura tem forma humana e um corpo coberto por escamas - e claro, se apaixona pela mocinha do filme. 

Muitos filmes da franquia tiveram suas continuações e aparições dos monstros em outros filmes, solo ou onde dois ou mais monstros se encontram. Em listas como essa aqui é possível encontrar todos os filmes principais e seus derivados. 

É sempre válido voltar os olhos para o passado e apreciar os clássicos sem preconceitos, sem o olhar envenenado pelo cinema contemporâneo. Os monstros clássicos da Universal são um deleite que serve de inspiração para muitos filmes atuais - A Múmia, de 2017, inclusive, faz parte de um novo projeto da produtora para lançar remakes dos grandes monstros. Infelizmente, dado o fracasso do filme de 2017 já podemos imaginar que nada supera os clássicos, né? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com