O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine


Eu confesso - minha paixão pelo Circo Mecânico foi, a princípio, superficial - não soube lidar com a beleza da capa e das ilustrações que existem na parte interna do livro. Mas quando de fato o li, pude perceber que sua beleza ia muito além disso. 

O Circo Mecânico Tresaulti é um livro com toques steampunk, que nos apresenta um cenário pós-apocalíptico com foco numa trupe teatral que está sempre viajando, sem rota definida. A líder da Trupe - Boss - tem uma habilidade especial: transformar os corpos mutilados pela guerra em obras de arte feitas de cobre, metal e engrenagens: seres mecânicos e sobre-humanos. As habilidades de Boss chamam a atenção do Governo, que percebe poder utilizá-la como arma numa nova guerra. 

A narrativa do livro é alternada entre primeira pessoa - por Little George, um dos integrantes do grupo teatral - e terceira pessoa. O texto não é linear e os tempos se intercalam sem avisos prévios. Por conta disso, o livro pode parecer um pouco confuso no início. São 326 páginas nessa edição da DarkSide Books. É um livro que nos tira da zona de conforto. 

Todo o cenário criado e descrito pela autora é fantástico e realmente nos sentimos como parte daquele universo enquanto estamos lendo. A originalidade é um dos pontos mais fortes da obra, ao meu ver - que conta com um estilo literário bastante particular, personagens criativos e cativantes e uma história que desperta diversos sentimentos no leitor.


A mistura de steampunk com distopia é um presente que a literatura contemporânea pode nos dar - e o livro é ainda mais emocionante pelas ilustrações do artista Wesley Rodrigues, que dão ainda mais vida ao universo fantástico criado por Genevieve

As diferentes personalidades dos personagens do Circo Mecânico (e suas construções) me encantaram bastante. Há uma boa gama de artistas circenses, muitos feitos de metal e engrenagens, outros totalmente humanos - seus sentimentos e medos descritos na obra tornam tudo muito denso e melancólico. Há uma guerra lá fora - sempre houve uma guerra lá fora, em todo o tempo em que eles podem lembrar - e o Tresaulti age como um refúgio, um lar e um objetivo na vida de tantas pessoas desesperançosas com o mundo. 

No início o ritmo do livro é mais lento - e ganha mais ação a partir da metade. Isso serve para nos situarmos no cenário, conhecermos os personagens e compreendermos a realidade em que eles estão inseridos. 


No fim das contas O Circo Mecânico Tresaulti é uma obra muito particular, extremamente original e cativante, com uma narrativa não-linear que provoca inúmeros sentimentos no leitor. Um livro para mergulhar de cabeça - e agradecer por tê-lo feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com