Histórias da Meia-Noite, de Machado de Assis


Sou fascinada por Machado de Assis desde o primeiro livro que li deste autor, lá no ensino médio, provavelmente nas leituras obrigatórias - o famoso Memórias Póstumas de Brás Cubas (meu favorito até hoje!). Hoje ele figura entre meus três escritores nacionais preferidos, e é um prazer ler qualquer coisa escrita por ele. 

Histórias da Meia-Noite é uma coletânea de contos publicada em 1873. São seis contos: A Parasita Azul, As Bodas de Luís Duarte, Ernesto de Tal, Aurora Sem Dia, O Relógio de Ouro e Ponto de Vista. Com sinceridade, gostei de todos os contos lidos, embora, claro, de alguns mais do que de outros. 

Dos seis contos, três tem como temática o casamento, de forma crítica à noção romantizada dessa instituição. A Parasita de Tal relata a história de um jovem que estudou na França por oito anos e então retorna para Goiás e se apaixona pela mesma mulher que seu amigo era apaixonado; Em Ernesto de Tal temos um triângulo amoroso interessantíssimo de destrinchar; em As Bodas de Luís Duarte acompanhamos os preparativos para o casamento de Luís Duarte com sua noiva Carlota, um típico casal burguês; O Relógio de Ouro é o conto de maior mistério dessa coletânea, pois traz esse objeto como parte de um enigma; Aurora Sem Dia retrata a vida de Tinoco, um jovem rapaz que trabalha no foro mas deseja seguir carreira artística - escolha totalmente desaprovada por seus familiares; e no último conto, Ponto de Vista, a história inteira é contada através de cartas trocadas entre duas amigas. 

Os contos tem a escrita típica de Machado de Assis, geralmente em terceira pessoa do singular, fazendo comentários direcionados ao leitor. Todos os contos são bem dinâmicos, alguns mais curtos do que os outros. A coletânea nessa edição da Saraiva de bolso ao todo possui pouco mais de 150 páginas. Minhas histórias preferidas foram A Parasita de Tal, O Relógio de Ouro e Ponto de Vista. A leitura é fluída e fácil de ser concluída em poucos dias. 

Acredito que contos são ótimos para quem deseja ter seus primeiros contatos com grandes escritores. Apesar disso, para quem nunca leu nada do autor eu sugeriria começar com outros, como O Alienista, e deixar Histórias da Meia-Noite para momentos de maior intimidade com a escrita de Machado de Assis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com