Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues


Eu sempre tive uma grande curiosidade sobre as obras tão polêmicas de Nelson Rodrigues, e através desse livro tive meu primeiro contato com sua obra e posso dizer que só me fez ter mais vontade de ler outros escritos do autor. 

Toda Nudez Será Castigada é uma peça teatral escrita em 1965 e dividida em três atos. O personagem principal é Herculano, um católico fervoroso cuja esposa faleceu recentemente. Herculano tem um filho, Serginho, de 18 anos, a quem jurou nunca mais se relacionar com outra mulher. 

Ao ver o irmão sofrendo tão intensamente com a perda, Patrício decide apresentar Geni à Herculano, uma prostituta e velha conhecida sua. Herculano e Geni iniciam uma relação conturbada e confusa, mantendo o relacionamento às escondidas de Serginho - mas este um dia flagra os dois juntos, tem uma reação tão descontrolada que acaba o levando à prisão e começa a nutrir desejos de vingança em relação à Geni, que acredita ter tomado o lugar de sua mãe.


A escrita de Nelson Rodrigues é suja (por isso não indico para menores de 18 anos, haha) e vai direto ao ponto, sem rodeios e sem extensões desnecessárias. É surpreendente que a história tenha sido escrita nos anos 60 e a leitura torna compreensível toda a polêmica que sempre pairou em torno do autor: no livro são discutidos temas como incesto, homossexualidade, traição, vingança, falso moralismo e influência religiosa. 

A história não é contada de forma linear, passeando entre passado e presente de forma dinâmica e interessante. Na segunda metade da peça vemos várias reviravoltas na trama, que a deixam muito mais interessante e a curiosidade do leitor é provocada ao máximo. 

O livro tem ótimas críticas sociais, é ousado e a leitura flui com facilidade - essa edição da Saraiva de Bolso conta com 146 páginas e é possível finalizá-lo em poucas horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com