Resenha: Jane Eyre, de Charlotte Brontë


Meu livro favorito é O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, irmã de Charlotte. Sempre fui um pouco fascinada pela história dessas irmãs, que eram três (a essas duas soma-se Anne Brontë) e que mesmo numa época tão ingrata para as mulheres, conseguiram prosperar na literatura. Quando li Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf, livro em que a autora analisa a história de algumas mulheres que marcaram a literatura pelo viés social, Charlotte Brontë me chamou ainda mais a atenção. Demorei bastante para iniciar a leitura de Jane Eyre, obra prima de Charlotte, e mesmo com as expectativas altíssimas, me surpreendi com sua escrita.

No livro acompanhamos a trajetória de Jane Eyre, da infância até a idade adulta. Jane é uma menina órfã, criada pela tia e maltratada por seus primos, enviada para um colégio de moças, local onde amadurece, faz novas amizades e acaba tornando-se professora. Buscando oportunidades melhores de trabalho que o oferecido na escola, ela acaba aceitando o emprego de preceptora (uma espécie de professora particular) numa mansão. Lá, Jane Eyre acaba se apaixonando por seu patrão. Mas ele esconde um segredo, que acaba se interpondo entre o romance.


Essa edição da Best-Bolso que eu li conta com 526 páginas divididas em pouco mais de 40 capítulos, que eu li em cerca de sete dias. A leitura flui de uma forma difícil de explicar, a narrativa em primeira pessoa nos coloca quase como confidentes de Jane Eyre - e sempre queremos saber mais sobre ela e sobre o que virá a seguir. 

Charlotte Brontë tem um estilo literário muito particular e absolutamente envolvente. Seu texto bastante descritivo não é cansativo, pelo contrário, e consegue nos dar os meios possíveis de vislumbrar perfeitamente os acontecimentos narrados. Além disso, os diálogos da narrativa são uma delícia à parte - impossível esquecer de alguns, tão interessantes que são. 

Jane Eyre é um livro que desperta muitos sentimentos no leitor. Também é possível compreender melhor a sociedade britânica no século XIX, repleta de preconceitos e inferiorização de diversos grupos sociais. Apesar disso, a personagem de Jane é uma mulher forte e a frente de seu tempo: não à toa esse livro é citado como tendo um viés feminista. Os elementos góticos na narrativa e o drama conduzido de forma exemplar também me fisgaram.



Eu não sou a maior fã de romances do mundo, e mesmo assim me apaixonei junto com Jane Eyre. Sua história e seus personagens fogem dos padrões, o que torna tudo mais fascinante. Em alguns momentos o livro trilha caminhos sombrios - Jane Eyre certamente não é um romance "água com açúcar"

O livro é fácil de ser lido, tem uma linguagem acessível e um ritmo excelente. Entrou para os meus favoritos de todos os tempos, fiquei completamente apaixonada! As irmãs Brontë são absolutamente sensacionais - vale a pena conhecer o máximo possível sobre suas histórias. 

Indico Jane Eyre para todos os que gostam de um bom livro, de um bom romance, de histórias complexas e densas, que causam um turbilhão de sentimentos. Um livro para não ser esquecido!

2 comentários:

  1. Oi Bruna eu sou apaixonada por literatura inglesa e amo tb as irmãs Brontë! já li Jane Eyre e realmente a história é fascinante. O legal é que o enredo não segue uma certa linearidade, tem reviravoltas e coisas que te surpreendem. Tb amo esse aspecto meio gótico da história, com castelos e segredos, um homem meio misterioso, enfim tudo que uma amante de literatura gótica pode pedir, além do personagem principal ser uma mulher, vc enxerga a história toda a partir de sua ótica, é realmente muito bom, adoro!! Acho que é uma leitura que todos deveriam fazer, tanto pelo aspecto histórico, pela crítica social e pelo enredo super forte tb. Bjs

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla! Nossos gostos por livros são muito parecidos <3 Esse livro é absolutamente apaixonante, acabou se tornando um dos meus favoritos.
      beijão

      Excluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com