Receita: Panquecas Coloridas | Vegetariano


Oi gente! Hoje trouxe mais uma receitinha para o blog, super simples e prática que provavelmente muita gente já conheça e faça, mas achei válido compartilhar de qualquer forma. Essas panquecas são lindas, deliciosas e o melhor - sem nenhum ingrediente de origem animal. Se você gosta de panquecas doces, também pode substituir o sal por açúcar na massa (ou simplesmente não colocá-lo) e preparar um recheio doce - com banana cortada em rodelas e canela em pó por cima fica sensacional. 

Ingredientes:
2 xícaras d'água
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de óleo
1/2 colher (de chá) de sal

+ 1 pedaço de beterraba (para ficar rosa), de cenoura (para ficar amarelo) ou um pouco de espinafre (para ficar verde). 

Bater todos os ingredientes no liquidificador. 


E é claro que eu já fiz das três cores, né? Minha preferida é a rosa, achei a mais bonita. Mas com a verde ainda podemos decorar com bastante orégano e salsinha. Como a beterraba "solta" cor muito fácil, um pedaço bem pequeno já é suficiente para essa receita (uso geralmente duas fatias finas). A cenoura e o espinafre vocês vão precisar de um pouco mais para a cor ficar mais forte. 

Depois da massa pronta, é hora de fazer o recheio com os vegetais de sua preferência. Eu geralmente uso brócolis, pimentão, milho, ervilha, champignon... E escolher qual molho vai utilizar. Nas panquecas rosas e amarelas utilizei molho branco feito com aveia, e nas verdes utilizei molho de tomate. Ambos são deliciosos. 


Para fazer o molho de aveia, é bem simples: deixe descansar no liquidificador por 15 minutos 1 medida de aveia em flocos para duas de água (eu uso 1 xícara de chá de aveia e 2 de água, mas sobra um pouco). Depois de esperar os 15 minutos, apenas bata no liquidificador e coe. O resultado será um líquido que chamamos de "leite de aveia". Esse leite dá uma engrossada naturalmente no fogo, por isso não precisa de farinha nem maizena (como no molho branco tradicional). Se você deixar menos tempo no fogo vai ficar mais ralo e quanto mais tempo deixar, mais grosso ficará - aí vai do seu gosto. Depois é só adicionar esse líquido aos vegetais refogados e temperar. Recomendo sal, alho, cebola, pimenta, orégano, salsa, tomilho, curry,... Qualquer tempero, para tirar o gosto da aveia e deixar o molho mais saboroso. 

Numa frigideira antiaderente, despeje o líquido da massa até cobrir o fundo. Espere cerca de 1 minuto e vire a massa. Faça isso até o conteúdo do liquidificador acabar. 

Depois é só rechear as panquecas com o molho e aproveitar :)


Essa receita rende umas 8 panquecas com massa fina. O mais legal é que o colorido dá uma alegrada numa receita mais básica e comum, e por ser mais lúdico pode agradar até as crianças que fazem cara feia para comer vegetais :)) 

E vocês, gostaram? Já fizeram panquecas coloridas? Me contem nos comentários!

14 comentários:

  1. Oi Bru!
    Muito já fiz essa panqueca com beterraba, pra dar uma corzinha na comida haha
    Eu já usei leite de mandioca pra substituição do leite e biomassa de banana verde também. Fizemos um negrinho com biomassa de banana verde que ficou MARAVILHOSO! E o leite de mandioca não é exatamente a coisa mais rápida de fazer, mas o bom é que a mandioca é barata e dá pra aproveitar praticamente tudo!
    Esse molhinho que tu preparou deve ter ficado uma delícia <3
    Beijão, Bru!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! É uma delícia, né? Sou louca pra provar esse brigadeiro de biomassa, mas nunca fiz a biomassa ]:
      O molho de aveia é bem gostoso mesmo, e bem prático! Como eu adoro comer frutas com aveia sempre tenho ela em casa e acaba sendo uma opção bem fácil e rápida de leite vegetal (que uso em receitas salgadas, acabei perdendo o hábito de beber qualquer leite) rs.
      beijão

      Excluir
  2. Hahah eu sou uma dessas que fazem cara feia pra vegetais :P Principalmente beterraba, não me entra de jeito nenhum! Tbm torço o nariz pra cenoura, só consigo comer ralada! Acho que das 3 alternativas ficaria com o espinafre, hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Isso é normal, nosso paladar acaba ficando "viciado" pelo tanto de produtos artificiais que acabamos comendo "/ Eu não gosto de beterraba cozida, mas gosto dela crua (faço ralada crua pra comer como salada!). Mas essa panqueca não fica com o gosto das coisinhas que usamos pra dar cor, viu? Fica com o mesmo gosto da panqueca tradicional :3
      beijos

      Excluir
  3. hmmmmm deu água na boca aqui,vou fazer seguindo sua receita da massa.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio! Que ótimo, faz sim <3 Espero que tu goste!
      beijos

      Excluir
  4. Amo panquecas coloridas, são lindas e muito gostosas, ainda mais sendo vegê <3

    http://www.meupessegoazul.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vih! Eu adoro comida que a gente come com os olhos também hahaah Fico feliz que tu tenha gostado <3
      beijos

      Excluir
  5. Amei a ideia, essa com cenoura deve ficar muito boa! Vou testar já
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alaina! Fico feliz que tu gostou <3 Fica uma delícia mesmo!
      beijos

      Excluir
  6. Que lindo, que fofo e que gostoso!
    Quero fazer *-*

    um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que tu gostou, depois me conta como ficou <3
      beijos

      Excluir
  7. Ultimamente tenho expandido os horizontes gastronômicos e tenho curtido bastante receitas assim mais leves :D Super gostei, e já tô pretendendo tentar fazer :)
    Beijo

    http://bahlopes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto panquecas coloridinhas e achei o máximo! Deu até vontade de fazer e comer agora! haha
    Mais uma receita anotada no caderninho pra tentar um dia ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com