Receita: Coxinha (fácil!) | Vegetariana


Oi gente! Eu amo coxinha - e quem não ama, afinal de contas? O engraçado é que antes de me tornar vegetariana eu não ligava muito, porquê nunca gostei desses salgados de padaria com carne, e só depois aprendi essa receitinha que hoje faço quase toda a semana. É bem prática, não tem firulas para fazer a massa (diferente de muitas receitas cheias de ingredientes diferentes que já vi) e o resultado final é delicioso, não tem quem não goste. O bom é que podemos rechear com qualquer legume/verdura que tivermos na geladeira, misturar dois diferentes ou vários e criar novos sabores. 

Ingredientes para a massa: 

1 caneca de farinha de trigo
3/4 de caneca de água 
3 colheres (de sopa) de óleo 
1 colher (de chá) de sal 
Temperos à gosto*
Farinha de rosca para empanar

Eu costumo usar orégano, salsa ou cebolinha, caldo de legumes ou curry (meia colher de chá para não ficar muito forte). Dessa vez, utilizei salsa e curry na massa, orégano nos legumes refogados e na farinha de rosca, mas você pode optar pelos de sua preferência ou também não usar temperos, se não gostar muito. 


Para o preparo da massa, apenas coloque a água, o óleo e os temperos escolhidos numa panela em fogo alto. Assim que a água ferver, despeje a farinha de uma vez só e abaixe o fogo. Mexa sem parar até a formar uma massa que desgrude do fundo da panela - não demora muito. Deixe esfriar alguns minutos e sove a massa ainda morna/quente. A massa das minhas ficou amarelinha por conta do curry, se você não usar esse tempero a massa ficará mais branquinha. Em outra panela, faça o recheio. Dessa vez eu usei pimentão (verde, amarelo e vermelho), cebola, cenoura, azeitona, brócolis, milho e ervilha, e um pouquinho de creme de aveia diluído em água para deixar mais cremosinho, mas só os legumes refogados já deixam ela uma delícia (com um pouco de molho de tomate também fica gostoso, só cuidem pra fazê-lo mais grosso e em pequena quantidade, só pra deixar cremoso e não escorrer e dificultar o fechamento das coxinhas). Escolha os que você mais gosta e refogue ou cozinhe, coloque sal e temperos (se quiser) e corte bem pequeno, para misturar bastante. 

Depois é só pegar os pedaços de massa, abrir na mão, colocar um pouco de recheio com uma colher e fechar modelando a coxinha. Não se preocupe se achar difícil fazer o formato, eu demorei bastante para pegar o jeito e mesmo assim as minhas não ficam no formato ideal. Se preferir, faça bolinhas que são bem fáceis. 


Depois de modelada, é preciso empanar. Para isso utilizei dois recipientes: um prato com farinha de rosca + orégano e um potinho com uma mistura de farinha de trigo e água (mais água que farinha, para ficar bem líquido). É só passar na farinha de trigo para 'molhar' a coxinha e depois na de rosca. E pronto, está empanada e pronta para ser frita :D Você também pode colocá-las num potinho e congelar depois de empanadas, para fritar em qualquer momento. 


E aqui depois de fritinhas. O preparo é um pouquinho mais demorado levando em consideração que busco sempre cozinhar coisas bem rápidas, mas é uma receita bem prática e muuuito gostosa. Para fritar é rapidinho, ou você pode assá-las se preferir. Essa receita rende entre 10 e 12 coxinhas de tamanho médio, então, se quiser uma quantidade maior, dobre a receita. Os pontinhos pretos nas coxinhas prontas são o orégano que coloquei junto com a farinha de rosca, dá um sabor mais gostoso a massa. 

E aí, ficaram com vontade de fazer? Acharam fácil? Me contem nos comentários :D 

14 comentários:

  1. Ai que delicia! Estou a muito tempo procurando uma receita boa vegetariana, parece realmente ser fácil, muito obrigada! Vou testar <3

    http://dreamphotographe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina! Pode ser um pouquinho mais demorada que as receitinhas do dia-a-dia, mas é bem fácil e é muuuito gostosa! Espero que tu goste ^^
      beijos

      Excluir
  2. Também sou vegetariana. Adorei a receita! Vou tentar fazer :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jehssy! Que bacana <3 Tenta sim, garanto que fica uma delícia e todo mundo vai querer hahaha
      beijos

      Excluir
  3. Vou fazer,sou vegetariana também e amo receitinhas fáceis e gostosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Que bom, espero que tu goste tanto dessas coxinhas quanto eu, depois que descobri faço toda semana hahaha <3
      beijos

      Excluir
  4. Nham, já me deu água na boca! E agr que eu tô me aventurando em fazer comida, achei bem facinha de fazer (no quesito ingredientes) só me perdi um pouco no *modo de preparo* hahaha, é bastante informação :P Eu não sou fã de verduras e legumes, mas por incrível que pareça eu como numa boa quando se é usada em recheios de tortas e afins :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Que bacana, fazer comidinhas é sempre legal <3 Parece difícil porque tem vários "passinhos" mas juro que fazendo é bem simples, na segunda vez não precisa nem da receita mais, vai no automático (mas dá uma olhadinha nesse vídeo que a receita é parecida com a minha e mostra os passos do preparo: https://www.youtube.com/watch?v=FJhFh7xdx9E)
      Eu comecei assim também, não simpatizava muito com vegetais mas nos recheios das coisas gostava... depois de me acostumar ao sabor já conseguia comer normalmente, sem ser em recheio :p Hoje amo milho, ervilha, brócolis, repolho, berinjela... e coisas que antes de me tornar vegetariana nem havia experimentado e já dizia que não gostava huahhuahuahuaahu
      beijoss

      Excluir
  5. Oi Bruna,adorei essa receita. Embora não seja vegetariana eu acredito que fique melhor que coxinha comum,não gosto de frango e vou testar essa dica.
    Grande beijo da Carô
    http://heycaaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Fico feliz que tu tenha gostado. Quando eu comia carne não era muito fã de coxinha de frango, então essa pra mim ficou muito melhor haha Testa sim, depois me conta o que achou.
      beijos

      Excluir
  6. Huuuum, não foi uma boa ideia vir aqui olhar essa receita com fome. :P kkkkk
    Eu adoro legumes e verdura, então já quero fazer essa coxinha imediatamente!


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! Até eu fiquei com fome de novo respondendo aos comentários kkkk Faz sim, é muito boa <3
      beijos

      Excluir
  7. Não sabia que você era vegetariana! *-*
    Eu tenho muuuuita dificuldade em fazer a massa, mas nunca acho coxinhas diferentes para comprar, então acho que vale a pena.

    Criei um novo blog para escrever <3
    Alternativa GG

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com muita vontade de fazer!
    Desde que virei vegetariana não tenho comido muita coisa gostosa e diferente por aí... rs
    Qualquer dia desses largo a preguiça de lado e tento fazer ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com