Receita: Torta Salgada com Aveia | Vegetariana


Oi gente! Esse é um tipo de postagem que quero tornar mais frequente aqui no blog, na medida do possível. Faz cerca de três meses que me tornei ovolactovegetariana: não como carne, mas ainda me utilizo de alguns derivados do leite e ovos na alimentação, embora tente sempre optar por refeições sem nada de origem animal. Essa torta é um exemplo saudável, fácil e delicioso disso: sem ovos, carne ou leite de vaca. Nas receitas que publicar daqui pra frente marcarei sempre como ovolactovegetarianas (quando houver produtos derivados de leite ou ovos) e vegetarianas estritas (quando não houver nada de origem animal). 

A receita original dessa torta é do blog Veganana, que aliás, tem receitas excelentes, estou sempre de olho lá. Recomendo muito para quem é vegetariano/vegano. 

Fiz algumas adaptações na receita, vou publicar o que eu usei. 

Para a massa: 

- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite de soja (pode ser substituído por água mineral)
- 1/2 xícara de óleo ou azeite
- 4 colheres (de sopa) de aveia em flocos
- 2 colheres (de chá) de sal 
- 2 colheres (de chá) de fermento (para bolos)
- Orégano à gosto (opcional)

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o orégano. Misturá-lo após desligar o liquidificador, com uma colher. E a massa está pronta :)

Para o recheio: isso é opcional, recomendo que usem os legumes/verduras/temperos que mais gostarem. Eu usei milho, ervilha, tomate, cebola, alho, pimentão amarelo, brócolis, cenoura e champignon. 


Primeiro, fritei no óleo o milho, o tomate, a cebola, o alho e o pimentão amarelo cortadinhos (imagem 1). Depois de douradinhos, reservei. Cozinhei na mesma panela a cenoura, o brócolis e as ervilhas, até ficarem macios (imagem 2). Escorri a água, misturei aos fritinhos e adicionei o champginon, como comprei em conserva, só precisava dar uma aquecidinha nele (imagem 3). Cortem e misturem bem, pra não ficar nada muito inteiro no recheio e tudo bem variado. Fica tudo colorido e delicioso! Temperei com sal e orégano. 


Pra montar a torta, untei essa tigela(?) com azeite e despejei metade da massa feita no liquidificador. Adicionei o recheio e por cima dele um pouco de temperinho verde (salsinha). Depois despejei o restante da massa e por cima mais um pouco de orégano e temperinho verde. 

Levei ao forno pré-aquecido em 200ºC por cerca de 30-35min. A massa cresce e fica douradinha e bem macia e molinha por dentro, uma delícia. 

Já fiz em outras fôrmas, na retangular fica bem bonito. 


Essa receita dá pra quatro ou cinco pessoas. Aqui em casa somos três, comemos bastante e sobra bastante ainda para o outro dia. Como só com arroz, salada e batata palha. Recomendo muito a receita, hahaha. Até quem não é vegetariano adora <3 

Gostaram da receita? Bem fácil, né? Me contem se fizerem :D 

7 comentários:

  1. Nhammm, só de olhar deu água na boca! Olha, nunca tinha ouvido falar em ovolactovegetariana, primeira vez que tô sabendo disso! Vi que tu utilizou o leite de soja nos teus ingredientes, mas ontem msm vi uma reportagem dizendo que ele não faz mto bem pra saúde, principalmente em crianças. É bom tomar cuidado com derivados de soja, até certo tempo diziam que fazia bem, agr que não é mto recomendado. Vc fica na dúvida até! Como eu não sou vegetariana não como alimentos a base dela, mas como tu está se tornando é bom tu ficar sabendo ;) Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Fica uma delícia, tô até pensando em fazer no ano novo :p hahahaha é que aqui no Brasil a maioria das pessoas que se dizem vegetarianas são, na verdade, ovolactos, inclusive eu. Mas dentro do vegetarianismo existem várias classificações, preferi explicar essa e o vegetarianismo estrito no início do post para não gerar dúvidas. Ah, sobre a soja, existem inúmeros estudos e nada muito conclusivo. Existem muitas mentiras também, como isso da soja ter hormônios prejudiciais para as pessoas, que só a soja transgênica teria, mas quase todos os alimentos tem, a carne inclusive, em altíssimas quantidades. É que criou-se o mito de que a soja substitui a carne, quando na verdade ela não precisa de substituição, todo mundo precisa de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes sendo veg ou não, e a soja não é o alimento mais nutritivo do mundo, né. Mas em comparação com o leite de vaca, o leite de soja é bem melhor pra saúde, porque o de vaca enfraquece os ossos, além de ser não próprio para o consumo humano, já que é algo que animais devem beber, nós não absorvemos as vitaminas do leite de vaca como deveríamos. O leite de soja é uma boa opção de troca porque é o leite vegetal de mais fácil acesso no Brasil, fácil de encontrar em mercados e com preço mais em conta, além de ser delicioso. Mas existem outros, com o de coco e o de amêndoas, que são mais caros, e até os de aveia e amendoim, que podem ser feitos em casa. ^^ Eu não como alimentos a base de soja com frequência, como bife, porque além de não ser muito gostoso não é muito nutritivo e existem opções melhores, mas em relação ao leite não é algo ruim de se tomar de vez em quando. Ah, e na receita dá pra substituí-lo por água, dá o mesmo resultado final e fica mais fácil de fazer, né? :3
      beijoss

      Excluir
  2. Nessa reta final de 2015, eu descobri que tenho mais intolerância ao leite e derivados do que eu imaginava, e desenvolvi um nojinho de carne também (pelo fato de como ela é feita e tals) hahhah dai tenho feito algumas mudanças na minha alimentação, e essa torta apareceu na hora certa. Vou tentar faze-la assim que foi possivel, eu fiquei com muita vontade de experimentá-la. Acho que vou colocar alguns grãos também, pra deixar um pouco crocante hahhahahah
    enfimmm, bjss B :))))

    http://psicotendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Essas receitas ajudam muito quem é intolerante a lactose mesmo, e é sempre bom procurar uma alimentação mais natural, né? Faz bem pra nós, pros animais e pro planeta. Espero que tu goste da torta!
      beijão

      Excluir
  3. Vou te falar, ano que vem vou me mudar e estou adorando aprender receitinhas hahahaha!
    Essa parece deliciosa *-*
    Salvando pra fazer depois hahahaha
    beijos!
    www.fiamapereira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fiama! hahaha, garanto que ela é deliciosa mesmo :D Espero que tu goste!
      beijos

      Excluir
  4. Ai.. ficou com uma cara boa.. deu até fome agora... haha
    Vou anotar a receitinha aqui, já que quero passar a comer cada vez menos carne e coisas de origem animal. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com