Leituras do Mês: Julho


Oi gente! :D Julho foi o mês das minhas férias da faculdade, portanto consegui ler quatro livros que estava com muita vontade de ler. Dois deles comprei em sebos por menos de R$2, não tem nada mais legal que vasculhar sebos e conseguir comprar bons livros por preços bem pequenos <3 Pra quem não tem o hábito de ir nesses locais, recomendo muito. 


Vamos começar com esse amor em forma de livro - A Estrada da Noite, do Joe Hill. É a segunda vez que leio esse livro, e reitero que ele está no meu top cinco de preferidos. Comprei ele nas Americanas, junto com o Nosferatu do mesmo autor, numa promoção em que ele estava por menos de R$9. Eu já falei aqui nesse fabuloso bloguinho que adoro Joe Hill, e A Estrada da Noite continua sendo meu preferido dele, apesar de reconhecer que Nosferatu é muito mais complexo e tal. 

A trama gira em torno de Jude, um cinquentão ex-vocalista de uma banda de metal que coleciona objetos macabros, e acaba comprando o paletó de um morto que supostamente carrega seu fantasma num site de leilões. Quando o paletó é entregue, coisas estranhas começam a acontecer e a presença do fantasma se mostra real e ameaçadora. Só que ele não entrou na vida de Jude por acaso, e sim, buscando vingança.

Nunca fui muito fã de livros de terror além dos clássicos, mas em A Estrada da Noite a sensação de medo é real e palpável em diversas passagens. Os personagens mais "alternativos" de Hill sempre me conquistam, e Jude e sua namorada MaryBeth são alguns que me marcaram muito, desde quando o li pela primeira vez - há mais de cinco anos. 

O livro é curto, pouco mais de 200 páginas e tem uma narrativa bem intensa, com um ritmo bem rápido - é difícil parar de ler depois que se começa. Enfim, recomendo esse livro para todos os que gostam de terror e para os que não gostam também, é uma boa obra para dar uma chance ao gênero.


Eu sempre ouvi falar tão bem de Balzac que quando vi esse livro no sebo, nem pensei, já peguei para comprar. Ele estava custando R$1, volta e meia os sebos daqui fazem promoções ótimas de livros usados. 

A Menina dos Olhos de Ouro é um conto curto, creio que um dos mais conhecidos do Balzac. Henri de Marsay é o personagem principal, um aristocrata que se encanta por Paquita Valdes, uma menina que ele não conhecia realmente. 

O romance se passa em Paris e é rico em descrições. O pano de fundo da história é a vida da pequena burguesia parisiense, bem como a superficialidade dos romances, retratada na persona de Henri. É um conto bem poético, dividido em três capítulos e que li bem rapidamente. Gostei do livro, embora não tenha me marcado muito. 


Esse mês também tive o prazer de ler Viagem Solitária, do João W. Nery, um livro que indico para todo mundo e que achei fantástico. 

João Nery é o primeiro homem trans cirurgiado no Brasil, na década de setenta. O livro é uma reunião de memórias de sua infância, adolescência, o sentimento de não-identificação com o gênero que lhe fora imposto ao nascer e todo o processo de libertação através da descoberta da transexualidade - algo tão incompreendido ainda hoje, imaginem há mais de trinta anos. 

Um livro para repensar conceitos, pré-conceitos e abrir a mente para a humanização. Já conhecia a história do João, que inclusive, é formado em psicologia mas perdeu seu diploma com a troca do nome nos documentos, e o fato de poder ler e conhecer tudo o que ele vivenciou e vivencia através de sua própria perspectiva é muito engrandecedor. 


A quarta e última leitura do mês foi Reunião de Família, da Lya Luft. Nunca havia lido nada da autora e me senti totalmente absorvida pelo seu estilo de escrita logo nas primeiras páginas. Certamente irei procurar outras obras dela para ler. 

No livro, Alice é uma dona-de-casa com uma vida pacata e um passado de sofrimento junto ao pai repressor e violento. Quando o filho de sua irmã morre de forma trágica e ela continua agindo como se ele ainda estivesse vivo, ela e o restante da família decidem se reunir para tentar ajudá-la. Só que o que devia servir para uni-los acaba ocorrendo de forma totalmente diferente, e a reunião se transforma num misto de revelações, culpa e acusações, trazendo fatos passados muitas vezes a tona. 

O livro é curto, pouco mais de cem páginas e consegue passar para o leitor o retrato dos dilemas daquela família com perfeição. A personalidade dos personagens, seus conflitos internos, muitos dos quais desencadeados pela educação repressora e em muitas das vezes, cruel, que receberam do pai, vão sendo apresentados, formando o conjunto. É um livro pesado e triste em muitos pontos, que expõe os conflitos familiares muitas vezes mascarados em sociedade. Vale muito a leitura. 

-

Bom, espero que vocês tenham gostado do post de hoje! O que estão lendo atualmente? Comentem aí embaixo ^^ 

7 comentários:

  1. Oi bru! Atualmente tô lendo A Menina feita de Espinhos, mto bonita a história ❤
    Dos que tu citou me interessei por A Estrada da Noite, gosto de livros que tem essa abordagem de terror / suspense; E esse do João Nery parece ser bem interessante tbm! Beijão querida ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Que legal, eu já li sobre esse livro e achei muito bacana, espero um dia ler. A Estrada da Noite é incrível, não tem como não gostar. Se tu gosta de terror então, nada mais certeiro haha.
      beijão

      Excluir
  2. Bruna, sou meio medrosa para ler livros de terror mas o primeiro que você mostrou parece ser mesmo muito legal! Também parece ótimo Viagem Solitária e Reunião de Família. Pagou super barato, hein? Pena que minha alergia não me permite comprar em sebos.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru! É sensacional quando conseguimos livros ótimos por preços tão pequenos... Não li nenhum desses livros ainda, mas tenho bastante vontade de ler A menina dos olhos de ouro. Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  4. Miga, eu queria ter esse teu ritmo de leitura, nossa... eu to há meses tentando terminar de ler o "Não sou uma dessas" da Lena Dunham (inclusive pretendo fazer uma resenha dele no blog) e não consigo hauhai e o livro nem é chato não. Eu quando paro pra ler, leio umas 50 ou 60 páginas de uma vez, mas o problema é eu lembrar de parar pra ler hahahaha

    Deu vontade de ler a maioria desses livros do seu post.... só não o primeiro, já que não leio livros nem vejo filmes de terror por motivos de: sou cagona mesmo HAIUHAUAHIUA
    Esse do João Nery deve ser dolorido de ler, né? Sei lá, muito sofrimento narrado e tal, dói meu coraçãozinho pensar em toda a opressão que as pessoas trans sofrem :( mas tenho vontade de ler porque a história dele merece ser contada, e lida.

    Enfim, gosto de ver teus posts de livros. Me fazem pensar: "menina ketryn, deixe de ser preguiçosa, leia mais!" hiauhai

    beijo, gatxenha
    Maruja Marota

    ResponderExcluir
  5. Tenho muiiiita curiosidade de ler A Estrada da Noite há muito tempo e agora fiquei ainda mais curiosa, parece bem interessante ^^'
    Pelo visto tu também é devoradora de livros hahaha o/ Saudades de quando tinha tempo pra ler tantos por mês <3

    ResponderExcluir
  6. Ah... A Estrada da Noite... ♥
    Também adoro esse livro! ^^
    Os outros ainda não li, mas colocarei na minha listinha. Indicação de livros nunca é demais.. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com