Veste teus medos e te orgulha deles


Nós somos ensinados desde cedo que ter medo é ser fraco - e que a fraqueza é uma das maiores derrotas que um ser humano pode vivenciar. Nos ensinam a nos despirmos de nossos sentimentos para que assim possamos ser mais fortes - duros como pedras, grandes como montanhas. Inatingíveis. Despidos de nós mesmos, podemos seguir em frente. 

Mas eu te digo que tá tudo errado. E tu não precisa mesmo acreditar em mim - é teu direito. Mas é só olhar pros lados pra ver que tá tudo errado. Enquanto tu finge uma força que não existe, perde uma grande oportunidade de vivenciar uma porção de coisas incríveis e te tornar uma pessoa de fato mais forte - não porque não se permitiu viver com medo do que podia acontecer, mas porque fez tudo isso e aprendeu alguma coisa. Afinal de conta, assim é a vida. Se sofrimento e medo não fossem para serem experimentados, eles não existiriam. 

As vezes a vida nos traz uma vontade imensa de chorar sem motivo aparente. De imitar cenas de filmes juvenis com as costas escorregando por frias portas de madeira. De simplesmente não precisar mais manter pose alguma e de poder se dar ao luxo de atirar-se nos braços amigos mais próximos e chorar até a alma se esvaziar de tristeza. De tristeza que não vem de nenhum lugar específico mas que se acumula de muitas coisinhas tristes do dia-a-dia. A vida está cheia desses exemplos e eu não vou citar nenhum deles porque não quero aumentar a pilha das tuas próprias tristezas, meu caro leitor. 

Acontece que não há porque se envergonhar destas coisas. Não há porque se envergonhar de admitir que não sabemos o que estamos fazendo. Que não sabemos o porquê de estarmos chorando. Que não temos um plano, que não estamos tentando chegar em nenhum ponto específico. Que não estamos competindo. Não há porque ter vergonha dos teus próprios medos. Não há maior fraqueza do que tentar, a todo instante, ser forte. 

Permita-se deixar o orgulho um pouquinho de lado e admitir que, em alguns instantes, tu não faz a menor ideia do que está fazendo com tua própria vida. Pega teus vinte segundinhos de coragem e admite ser quem tu é. Veste teus medos e te orgulha deles. Eles são parte de ti. 

Uma parte que não te define por completo, é verdade, mas que diz muito sobre quem tu é. E quando tu já tiver superado eles (não todos, porque nunca se supera todos) tu vais olhar pra traz e rir das besteiras que um dia já te afligiram. 

Esse texto faz parte do projeto +QP | Mais Que Palavras, criado para desafiar blogueiros a escreverem sobre temas mensalmente eleitos. Esse é meu primeiro texto para o projeto, cujo tema do mês é medo. 

26 comentários:

  1. "Uma parte que não te define por completo, é verdade, mas que diz muito sobre quem tu é. " Frase para retuitar.
    Já seguia e adorava seu blog agora no projeto +QP só vai bombar muito mais <3
    Beijos

    http://metadedascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, muito obrigada <3 Fico feliz de ler isso. Achei esse projeto demais.
      beijos

      Excluir
  2. Olá, bom dia!!

    Que texto incrivel!! Concordo muito contigo, o medo é um sentimento que existe para sentirmos, e não é uma fraqueza, pense em muitas coisas que perderiam sentido se não houvesse o medo! O medo é também uma forma de nos proteger de varias coisas.
    Gosto de pensar que existem medos que devemos superar e outros que devemos conservar!
    Não vejo porque o medo é uma fraqueza, é um sentimento que todos tem, não importa o quanto se tente fingir que ele não existe!

    Estou adorando seu blog!!

    Ariane,
    http://thelivedoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! <3 É verdade, alguns medos a gente precisa ter coragem de conseguir derrubar, e outros, bons, os outros é melhor aceitar, convidar pra tomar um chá com a gente e aprender a conviver rs. Fico muito feliz de ler isso, muito obrigada mesmo! ^^
      beijão

      Excluir
  3. o texto lindo, tds nós temos medos,temos que aprender a supera-los e conviver com eles

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Que texto incrível!
    Você disse tudo. Precisamos não ter medo dos nossos medos. Admiti-los e encará-los. Só assim aprenderemos o que a vida tem a nos ensinar, e é muita coisa.
    Não dá pra ser forte o tempo inteiro. Uma hora ou outra, a casa cai ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mone! A gente perde tanta energia tentando negá-los e escondê-los quando no fim das contas, não é esse o caminho, né? Fico feliz que tu tenha gostado, obrigada <3
      beijos

      Excluir
  5. “Não há porque se envergonhar de admitir que não sabemos o que estamos fazendo. Que não sabemos o porquê de estarmos chorando. Que não temos um plano, que não estamos tentando chegar em nenhum ponto específico. Que não estamos competindo. Não há porque ter vergonha dos teus próprios medos. Não há maior fraqueza do que tentar, a todo instante, ser forte.“

    Que texto maravilhoso, me fez muito bem, só digo isso! <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que lindo <3 Fico feliz por isso, muito obrigada! ^^
      beijos

      Excluir
  6. Oi Bruna que texto excelente! Acho que vc deveria escrever um livro, ou mesmo trabalhar com aconselhamento para adolescentes, acho que vc se encaixa muito nessa carreira. Quero dizer, eu não entendo muito bem das careiras na área de psicologia, mas acho que vc tem um dom para falar com os jovens. Enfim, eu concordo plenamente com o que vc diz no texto, todos temos medo, seja de errar, de algo que queremos muito não dar certo, de não conseguirmos alcançar uma meta. Muito disso vem da cobrança que a sociedade impõe, principalmente dentro de casa. Realmente não dá pra ser forte o tempo inteiro e aguentar as pressões da vida...
    bjs



    http://www.decoturnoespikes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla! Muito obrigada. Eu gosto muito do público adolescente, até porque essa é uma fase complicada da vida que muita gente esquece depois que passou. Mas não sei bem ainda com que área quero trabalhar rs. É verdade, há muita cobrança para que a gente não demonstre nossos medos, para que a gente sempre passe uma imagem de 'força'... isso é complicado.
      beijos

      Excluir
  7. Texto muito, muito, muito lindo. E acho que veio em um momento apropriado, eu estou passando por situações bem difíceis ultimamente, é um conjunto de coisas que vem me entristecendo e, consequentemente, me faz ficar com medo. Me afastei das coisas que mais gostava de fazer e há uns dias atrás decidi encarar tudo isso e vesti-los. A vida tem dessas coisas...
    Super beijo!

    www.blogsoudelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy! Espero que tu consiga reunir a coragem necessária pra vestir teus medos e encarar essa situação. Certamente não é fácil, mas eu espero que fique tudo bem pra ti e que logo essa situação mude <3
      um beijão

      Excluir
  8. Belíssimo texto! Amei cada palavra. Eh isso mesmo o que sentimos, muitas vezes temos vergonha de admitir esse nosso lado " medroso", mas faz parte da vida e vamos aprender com isso, lutar para perder os medos e enquanto não os perdemos, vamos aprendendo com eles. Bjssss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Muito obrigada. É verdade. Tudo isso é um aprendizado, tudo o que vivenciamos é experiência e ela sempre serve para alguma coisa.
      beijos

      Excluir
  9. Muito belo teu texto e tua escrita! Apaixonante!!! um conversa entre você e seu leitor! Acho este tipo de escrita linda! =D Parabéns Flor!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, muito obrigada! Fico feliz de ler isso :D
      beijos

      Excluir
  10. "Pega teus vinte segundinhos de coragem e admite ser quem tu é. Veste teus medos e te orgulha deles. Eles são parte de ti." Nota mental pra Ana Ludmila! haha Então, acho que minha falta de autoestima me prejudica muito nisso de assumir quem eu sou com todos os detalhes, mas é um dever diário que ~estou tentando~ executar. Adorei o texto e o projeto... Qualquer um pode participar? Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  11. WOW! Mto show o texto Bruna! Meus parabéns ;DD

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto, ual, você escreve muito bem. Parabéns pelo blog também, é lindo e de conteúdo maravilhoso. Realmente, estava precisando ler algo como isto, precisando vestir meus medos.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  13. É, realmente no fim, olhamos pra trás e rimos dos medos que nem deviam estar por lá, permanecemos com outros receios e vamos em frente com mais força e bravura.
    Belo texto! :D
    Beijo, Min - http://www.yasminbueno.com/

    ResponderExcluir
  14. Se tenho medo de fazer algo, sei que essa coisa vale a pena. Como vamos saber se algo vai dar certo ou errado se nem tentarmos?
    Adorei o texto!

    www.semsorte.com

    ResponderExcluir
  15. Curti pacas. Tanto a proposta do texto foi bem legal, como a linguagem utilizada. Não conhecia seu blog, mas fiquei feliz em fazê-loo. Com certeza, linkei seu texto na minha blogagem, porque eu só linko coisas boas *-*
    BJoo!

    ResponderExcluir
  16. O medo nos alerta ou nos impulsiona a seguir em frente. Depende do tipo de medo. Mas, como vc escreveu, o importante é seguir e conhecer seus medos para ir adiante.
    Amei o texto, parabéns!
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  17. Esse texto parece que foi criado exclusivamente para mim, fiz muito bem em entrar nesse lindo cantinho. Belas palavras, expressadas para falar de um assunto tão comum, hoje é um dia que estou com medo, um medo bobo, e estou tentando lidar com ele. Parabéns! Voltarei logo!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com