Projeto: Mulheres no Rock e Metal


Já que em março houve o dia da mulher, nada melhor do um projeto desses nesse mês. Ele foi proposto pela Juliana Franco do blog Toca da Toupeira, com a intenção de divulgar as mulheres solo ou em bandas que a gente curte. 

Confesso que de cara achei o projeto maneiríssimo. Curto muitas bandas com integrantes mulheres ou inteiramente femininas e é um prazer pra mim falar um pouco sobre algumas delas. O cenário do rock e do metal em geral ainda tem muito machismo, o que é totalmente contraditório levando-sem conta a história do rock e da atitude questionadora que vem atrelada a ele. As bandas femininas ainda são pouco divulgadas e quando uma mulher é vocalista numa banda predominantemente masculina, sua beleza ainda é o fator mais comentado. Então, já que também houve uma mobilização na internet pedindo para lermos mais mulheres, deixo a dica para que a gente também ouça mais mulheres - porque vale muito a pena. 

E agora, claro, vou citar algumas das mulheres do rock/metal que eu adoro.

1. Shamaya Otep 


Eu poderia começar falando sobre qualquer mulher que vou citar nesta lista porque realmente gosto muito de todas. Poderia começar com alguma mais clássica ou mais conhecida também, mas eu senti que precisava começar com a Shamaya Otep, vocalista da banda Otep.  

Já faz bastante tempo que ouço essa banda e ela foi uma das minhas primeiras referências femininas no metal. Sobre a Shamaya, não sei nem o que dizer, só sentir. Ela é uma das que mais me representa. As músicas são incríveis e mesmo que nas matérias uma das primeiras coisas que se fale é sobre sua beleza, garanto que essa é a última coisa que você repara quando assiste um clipe. Os vocais, ora rasgados, ora sussurrados, ora guturais são absolutamente incríveis. As letras geralmente tocam em assuntos de contexto social/político/ideológico, e isso é algo que me agrada muito: gosto de gente que não tem medo de assumir posições, de dizer (e defender) aquilo que acredita. Shamaya sempre se posiciona (nas letras das músicas e em entrevistas) em prol de minorias. Admiro muito essa mulher. Abaixo, uma  música antiguinha, mas uma das minhas preferidas. 




2. Joan Jett


Meio óbvio, mas impossível deixar de falar sobre a Jett, considerada uma das mulheres mais importantes na história do rock. Seja com as Runaways, que foram a primeira banda de rock formada exclusivamente por mulheres a conquistar fama mundial, em carreira solo ou formando o Joan Jett & the Blackhearts, curto muito essa mulher, que também foi uma das minhas primeiras referências na adolescência. Não poderia citar uma música da Jett como minha preferida porque existem várias que eu sou apaixonada. Mas como estou ouvindo essa incessantemente nos últimos tempos, deixo pra vocês:



3. Brody Dalle


Outro amor de longa data, Brody Dalle, vocalista da falecida banda The Distillers, uma das minhas bandas preferidas, inclusive, e da Spinnerette e atualmente em carreira solo. Embora atualmente eu ouça mais metal, no início da minha adolescência eu curtia muito punk rock, e o Distillers era o máximo pra mim - uma banda punk com uma mulher no vocal. Curto muito a Brody por ser tão inteligente e assumidamente feminista em suas falas. 



4. Bulimia


Como eu disse antes, no início da minha adolescência eu curtia muito punk rock e principalmente, bandas brasileiras. Bulimia é uma banda de brasília, dos anos noventa, que infelizmente só lançou um CD e durou poucos anos, tendo terminado por causa da morte da baterista Berila. Mesmo assim, esse álbum é incrível e mostra uma banda punk feminina e feminista, cantando letras escritas nos anos noventa e que ainda hoje são tão atuais. O som do Bulimia é bem cru, mas eu adoro esse álbum e as letras das músicas. 



5. Siouxsie Sioux


Falar das mulheres no rock sem falar da Siouxsie pode? Não! Siouxsie Sioux, vocalista da Siouxsie and the Banshees, uma das maiores bandas de post-punk/rock gótico, encerrada em 1996. Siouxsie é dona de uma voz incrível e de um visual único, que até hoje inspira muita gente. Post-punk é um gênero que eu gosto muito e que tenho ouvido cada vez mais ultimamente. Essa música é um dos maiores sucessos da banda, e mesmo quem não conhece certamente já ouviu em algum lugar: 



6. Courtney Love




É triste que uma mulher com o talento da Courtney Love seja geralmente lembrada como "a esposa de Kurt Cobain" e não como a vocalista da Hole, uma das maiores bandas femininas dos anos noventa. Não está entre minhas bandas preferidas porque não faz tanto o meu estilo de música, mas curto bastante a Hole e admiro muito essa mulher. 



7. Dominatrix


Pra encerrar, nada melhor do que mais uma banda brasileira feminina e feminista, o Dominatrix. A banda tem músicas em inglês e português, e está ativa desde 1995. Da minha época de música punk/hardcore poucas bandas restaram, mas o Dominatrix é uma que eu sempre escutei e escuto. Admiro muito a Elisa Gargiulo, vocalista da banda e ativista. 



Para o post não ficar ainda mais extenso, paro por aqui. Creio que essas sejam as mulheres e bandas femininas que mais admiro e ouço, mas também posso citar muitas outras que gosto bastante: Bikini Kill, que apesar de ter um homem na banda, ainda assim é uma das mais conhecidas na cena do punk feminista. As já bem conhecidas, Simone Simons do Epica, Cristina Scabbia do Lacuna Coil, Candice, ex-vocalista da Eths. A banda Crucified Barbara, que é bem conhecida e eu curto bastante, a banda Girlschool e claro, Doro Pesch. As bandas brasileiras Pulso e Cosmogonia, assim como Megh Stock, vocalista da banda homônima e da falecida banda Luxúria. A ex-baterista Any Waist, da Lord Of the Lost e muitas outras bandas com mulheres na formação ou inteiramente femininas.

Os outros blogs participantes são: O Meu (não!) Incrível Mundo, Do meu Lado da Lua, 4sphyxia, Diva Alternativa, Cowgirls From Hell, Eccentric Beauty, Femme Toilet, Tribo Alternativa, Bah Lopes, Estranheza Peculiar, Tary Belmont e claro, o Toca da Toupeira.

Espero que vocês tenham curtido, me contem aí nos comentários as bandas femininas (ou com mulheres na formação) que vocês mais gostam! :D

17 comentários:

  1. Quase chorando por saber q não sou a única desse mundao de blogueiras q conhece e gosta do Bulimia. Oh como enlouquecia cantando as músicas tb no início da adolescência, época q curtia mais punk-rock e me aproximei do ideal feminista e rio grrrl. foram mega importantes pra minha formação, pena ter conhecido um ou dois anos q a banda acabou :/. Pirata nos shows undergrounds aqui na cidade. quando a cena erasgaçao forte tinham bandas daqui femininas q faziam cover do Bulimia,Bikini Kill! Tempos bons! Aí q nostalgia, preciso baixas os mp3 pra incluir no Spotify ontem!

    Bisou

    Http://femmetoilet.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen! Bá, o Bulimia é desconhecidão mesmo, mas adoro o ep delas e a ideologia ainda super atual da banda. É uma que pode passar anos e anos que eu continuo ouvindo. hahaha Baixa sim, as vezes eu mato a saudade de umas bandas que não ouço há tempos também, mas que foram importantes pra mim.
      beijão

      Excluir
  2. mano, adorei sua lista! Tem até Bulimia e Dominatrix!
    Lembro certinho que a Shamaya foi a minha terceira referencia de mulher no metal que faz vocal rasgado/gutural, depois da Alissa White-Gluz e da Sonya Scarlet. A Brody Dalle também me lembra bastante a adolescência, quando eu descobri The distillers em uma comunidade do orkut (hahaha Sdds)

    Abraços!

    http://natocadatoupeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! hahaha mas claro, não podia faltar <3 A Alissa é demais, apesar de eu não curtir muito a antiga banda dela. The Distillers já foi uma das minhas bandas preferidas, tenho até uma camiseta antigona que comprei lá pelos catorze anos huahuahaus
      beijos

      Excluir
  3. apesar de mt gente detestar a courtney curto algumas musicas do hole! e a joan jet é amor <3

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! Não entendo esse ódio pela Courtney e essa rixa chatíssima entre fãs dela e do Kurt x.x Jett é amor mesmo, uma das primeiras que eu ouvi também.
      beijos

      Excluir
  4. Adorei a lista. Curto mulheres no rock não nesse estilo, agrado mais do alternativo moderninho hahaha
    Mas os demais não deixa de ser foda pra caralho né
    :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Tem muitas bandas de rock alternativo/indie com mulheres, infelizmente no metal já não são tantas. Uma pena :T
      beijos

      Excluir
  5. Joaaaaaaaaaaaaan <3
    Eu não conheço muitas bandas/músicas de rock, mas sempre que ouço alguém falar é mais masculino mesmo, sabe? É muito legal saber que existem mulheres nesse meio também. Vamos fazer uma campanha por mais mulheres no rock!!!! haha
    Beijocas ♥
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente eu conheço Siouxsie and the Banshees o____O HUAHUAHUA. Cara adorei tua lista, principalmente por citar bandas feministas, apesar de que punk e hc não fazem muito a minha cabeça. A Brody Dalle, eu sempre achei a atitude dela foda, principalmente as tattoos, apesar de não me ligar muito na banda. E cara a Megh Stock que apesar de não ter entrado, é uma mulher foda. Me lembra a adolescência e o Luxúria e a novela Malhação olha só hahaha. Enfim Bruna, adorei a tua lista. Beijão.

    http://omeunaoincrivelmundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também nunca entendi essa postura tão machista dentro do rock, afinal de contas não é uma atitude fora dos padrões que se espera dos alternativos? Sempre achei meio contraditório..
    Adorei sua lista!
    Também gosto da maioria que você citou e as que não conhecia, vou separar um tempinho para procurar mais músicas além das que você citou! :)
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OI Bruna, adorei a proposta do projeto e obviamente adoro várias das cantoras de rock e metal que vc citou! Eu curtia muito Hole, era fã de Courtney Love cara e obviamente da Siouxsie também! Das bandas femininas mais atuais curto muito Crucified Barbara, adoro!! Corro na esteira da academia escutando Into the fire!! Bjss


    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  9. Siouxsie e Joan <3, quanta banda bacana que eu não conhecia vou atê ouvir elas agora para conhecer, também acho desnecessário essa coisa com a Courtney, ótimas escolhas.

    http://estranheza-peculiar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vai ficar brava se eu disser que não conheço/não curto nenhuma delas além da Siouxsie Sioux? XD Cortando gosto pessoal, a postagem ficou ótima.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  11. Otep (banda amor)<3 <3, é quase estasiante saber que mais pessoas gostam da banda, é bem pouco conhecida no Brasil, e é de uma infinita qualidade, ela voa nos vocais.
    E esse machismo é patético, eu já sofri muito com isso, eu toco e sei bem como é o preconceito quanto a isso, acho que os homens se sentem ameaçados pra falar a verdade, nada mais justifica melhor.
    Quanto as outras bandas que também escuto e amo todas, também escuto muito punk rock, embora meu som seja o metal extremo. A Brody teve uma grande pausa com a musica quando engravidou, ela me inspirou muito durante a minha gravidez. Dei uma pausa em toda a minha vida para aproveitar o melhor momento dela, a minha gravidez. E hoje somos mães e preservamos nosso estilo.
    As mulheres na música estão cada vez em números maiores, e ganhando cada vez mais o seu espaço.
    E tem fãs como nós que não deixaram essa cena morrer.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna :D Boas escolhas, gosto bastante da Shamaya e da Brody também (conheci o trabalho delas mais ou menos na mesma época, quando eu tinha uns 14/15 anos, são muito inspiradoras), bem legal mencionar bandas brasileiras :D
    Beijão!

    http://bahlopes.com.br

    ResponderExcluir
  13. çocorr AMO TODAAAAASS!! Que mara você se lembrar da Bulimia! *_*
    Amey, amey tua lista!! Inspiradoras todas!!

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com