Sobre Egoísmo e Falsa Concorrência na Blogosfera


Fazia um tempão que eu não escrevia sobre essa nossa imensa blogosfera, né? O que me trouxe até aqui hoje é a observação de grupos de blogueiros que eu frequento há bastante tempo - e os inúmeros desabafos de blogueiras e blogueiros frustrados ou cansados, dia após dia. 

Pra começar, é necessário deixar uma coisa bem clara: existe uma falsa ideia de "concorrência" que ronda os blogs e portanto, seu respectivos escritores. As pessoas não se linkam mais, não falam sobre o blog dos outros, não primam por relações de amizade/companheirismo com outros blogueiros e quando visitam outros blogs, deixam comentários em sua grande maioria, fúteis e superficiais - como se dissessem nas entrelinhas que não tem tempo para fazer um comentário decente porque seus próprios blogs maravilhosos ocupam demais de seu tempo. E sim, blogs ocupam muito tempo daqueles que os escrevem - mas desdenhar do trabalho alheio não torna o seu melhor. E isso é vazio de sentido, porque existem milhares de blogs e uma pessoa não vai deixar de visitar o seu se conhecer o do seu colega - porque dá pra visitar diversos blogs ao mesmo tempo - não existe uma cota que, depois de cumprida, não se possa mais conhecer novos blogs sem desgostar dos antigos. Eu, enquanto blogueira e leitora, tenho mais de cem blogs nos meus favoritos - e os visito sempre. Além de todos os blogs que já conheço a url de cabeça e os acompanho por outras redes sociais. Não existe essa "competição", não é preciso nutrir esse sentimento de superioridade e de que é necessário competir com o blog dos outros. 

Que a blogosfera que nós queremos ter comece pela gente - enquanto blogueiros, não desmerecendo dos blogs alheios. Pense em todo o trabalho que você tem para manter o seu blog: o tempo de pesquisa, de procura de fotos, de fotografar sua próprias, de editá-las, de escrever, de cuidar do layout, de ler e responder comentários, de manter as redes sociais atualizadas e etc e pense que seu colega provavelmente faz o mesmo - e o seu trabalho não tem mais valor que o dele. Valorize, acompanhe, link no seu próprio - não dói dizer que começou a escrever um post porque o blogueiro tal sugeriu, ou porque se inspirou no blog de tal pessoa - e comente com vontade. Comentar com vontade não é dizer "adorei, passa no meu blog" e deixar duzentos links de divulgação própria. Você não gosta de receber esse tipo de comentário, então porque os outros deveriam gostar? E comentar num post que você nem leu ou que nem é do seu interesse só pra no final deixar seu link esperando retribuição também não é bacana. Comente os posts (e os blogs) que você realmente gosta e se identifica - e deixar apenas o link do seu blog ao final do comentário já é mais que suficiente: se a pessoa gostar dele, deve encontrar suas outras redes sociais nele próprio. Faça aquilo que gostaria que fizessem pra você - assim as coisas vão pra frente, em todos os âmbitos da vida. 

Quantas vezes eu vejo nesses grupos de blogueiros as pessoas idolatrando blogueiras famosas e conhecidíssimas, não como leitoras, mas como verdadeiras fãs - defendendo com unhas e dentes, absorvendo dicas sem pesquisar sobre a coerência e até imitando o estilo de se vestir ou de falar em vídeo. Essas mesmas pessoas são as que desdenham dos blogs pequenos e que, ironicamente, almejam ser reconhecidos e idolatrados também. Mas se você só dá valor ao trabalho dos grandes, como espera que as outras pessoas gostem do seu pequeno blog? Não faz sentido esse tipo de atitude, né?

Sem contar que a blogosfera anda tão fútil, que as meninas hoje em dia sonham em ser blogueiras "pra ganhar presentes". Nenhuma blogueira ganha presentes, pra começo de conversa. Marcas não enviam produtos para blogueiras porque acham elas queridas e querem presenteá-las - mandam porque isso gera publicidade e faz mais pessoas consumirem esses mesmos produtos. 

Então, como eu já havia dito nesse texto aqui, vamos valorizar mais a blogosfera e os blogs bons que temos aqui - principalmente os que não tem muito reconhecimento. Curta, siga, comente, compartilhe - tudo aquilo que você quer que as pessoas façam quando gostam do seu blog. Vamos nos unir mais, vamos ser mais sinceros e não promover apenas relações superficiais - porque disso o mundo lá fora já está cheio, não precisamos de mais por aqui também. 

32 comentários:

  1. Só em dois dias li mais de sete textos e artigos falando sobre a blogosfera, acho que chegamos num momento critico né? Alguns blogueiros estão realmente cansados e os que blogam por amor estão se cansando também de tanto futilidade envolvida. Não é fácil manter um blog, todo mundo que tem um sabe, mas como disse: não dá para desrespeitar o do outro.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! É isso mesmo, acho que o pessoal tá caindo na real que a blogosfera não é mais como era antes. Exatamente, esse deveria ser um princípio dos blogueiros, mas infelizmente não é o que ocorre.
      beijo e obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Acho que a coisa mais absurda é essa falta de interesse em amizades dentro da blogosfera, aquela história de que a união faz a força é a pura verdade,mas não a falsa união, entende? Falo em formar amizades reais.
    Amei seu texto, você escreve muito bem e sabe como seu sua fã.
    Beijos

    http://www.mufevblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas não adianta forçar a barra também, porque quando não é verdadeiro também não adianta, né? :( Muito obrigada, fico muito feliz de ler isso <3
      beijão ^^

      Excluir
  3. Eu tenho blog e nem me sinto dentro da blogosfera, para ser honesta, eu só ando fazendo post quando eu quero e acho que vai ser "terapêutico". Pra mim tirar foto, edita-las, criar um conteúdo é gostoso e tira minha mente de algumas e mesmo assim não é perda de tempo, sabe? Por que quando eu sento e assisto 5 episódios seguidos de uma serie eu sinto "nossa, olha o tempo que perdi" e com o blog é "nossa, olha o que eu fiz" haha"
    Acho que desde que as blogueiras começaram a ganhar muito dinheiro as pessoas começaram a querer "a vida fácil", por que querendo ou não, ganhar dinheiro trabalhando em casa, no horário que você deseja e como você deseja é o sonho de muita gente, e picuinha por picuinha tem sempre, é só juntar muita gente que rola
    Bjs

    Bats in Boots

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Isso é o melhor que tu faz, sinceramente. Porque esse devia ser o propósito de todo mundo que está na blogosfera, fazer o que gosta, fazer por vontade própria e não pra se encaixar no que todos os outros blogs fazem.
      beijão! ^^

      Excluir
  4. Eu acompanhei o crescimento e explosão dos blogs. E vejo claramente a distinção do impulso inicial que as pessoas tinham ao criar seus blogs, em passar a opinião sincera sobre a experiência com certos produtos, atendimentos, e em poucas vezes era possível acompanhar a vida e desenvolvimento de algo pessoal interessante.
    Atualmente, a vida anda copiando as telas da mídia de massas. Tudo é de aparência, e também padronizado. Como tudo ficou quase que no mesmo, acho que é daí que surge esse medo de uma possível "competitividade" pois tudo que você viu no blog "X" também foi mostrado no "Y".
    Precisamos entender melhor as diferenças e ver a beleza que há nelas....
    Por isso eu gosto do seu blog, ele não copia , mas com simplicidade e de forma despojada você nos apresenta suas ideias, modo de encarar a vida e por sinal também o seu belo estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! No início da explosão de blogs eu não acompanhava muitos blogs do seguimento que mais leio hoje em dia, que são os de estilo e de variedades, eu lia mais blogs de crônicas e textos autorais, que hoje em dia quase nem existem mais, né? Verdade, é preciso entender que não se ganha destaque fazendo o que todo mundo faz (principalmente quando já tem pessoas bem conhecidas e com muita qualidade o fazendo), que a diferença é que traz destaque, mas existe uma tendência à padronização de tudo. Eu adoro teu blog e fico muito feliz com um baita elogio desses vindo de ti, muito obrigada, sinceramente <3
      beijão :3

      Excluir
  5. Acho que atualmente as pessoas estão criando blogs não porque gostam de compartilhar ideias, mas apenas para conseguir uma certa "fama" ou parcerias que tragam grana. Isso é triste. Primeiramente você tem que amar seu blog e gostar daquilo que você compartilha com seus leitores, essa é a melhor coisa de ter um blog: o carinho dos leitores ♥. Espero que a blogosfera volte a ser como antes, quando todos os blogueiras se respeitavam e não se importavam tanto com reconhecimento.
    Beijos, Bruna. Adorei o texto.

    <a href="Blog Segura-me>http://blogsegurame.blogspot.com.br/</a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Islanya! Verdade, com o tempo muito da essência dos blogs foi se perdendo. Mas acho bem difícil que as coisas voltem a ser o que eram antes, a tendência é só piorar :/
      Muito obrigada, beijão ^^

      Excluir
  6. olha Bruna a cada quinze dias pelo menos eu entro em estado de insatisfação com a internet e a blogosfera em geral :/ cada vez é um motivo diferente mas no fundo é tudo a mesma coisa, eu chego a sentir falta da época em que eu tinha 15 anos e não acessava nada disso (faço 26 essa semana), eu nunca me sentia influenciada por nada, eu naquela época nem fazia ideia se uma coisa tava muito na moda ou não, se era muito comentada ou não... enfim.. eu sentia que tinha mais opinião própria do que agora...
    muitas vezes hoje eu fico mais feliz quando um post teve poucos acessos e quase nada de comentários, mas que por algum motivo eu sei que quem viu realmente gostou, eu sou a primeira a não entrar no blog dos outros só pra retribuir acesso... e se não curto um post, mesmo de quem eu gosto faz tempo, posso até ler mas não digo nada, porque não tenho mesmo o que falar, não vou opinar contra, apenas fico esperando por posts que me agradem mais...
    tomara que um dia a minha vida fique tão mas tão ocupada que eu possa simplesmente largar o mundo virtual de mão e voltar pra vida mais real, ela faz mais sentido do que tudo isso aqui :P
    bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também tenho essa sensação. E agora, mesmo que a gente não perceba, sofremos uma influência muito grande desse meio virtual :~ A tua atitude é sempre muito correta e eu gosto muito disso ^^
      Muito obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  7. Eu fico até triste com essas coisas, participo de grupo de blogueiras e na maioria das vezes fico na minha, porque a maioria dos assuntos, não é sobre Blog. Vejo meninas postando suas matérias diariamente, e serem completamente ignoradas, eu por exemplo. Mas se é uma fofoca todas comentam, todas querem saber, todos se tornam críticos expert. E a união onde foi parar, a união hoje é camuflada pelo ME SEGUE, SIGO DE VOLTA, o que á de bom nisso? Tenho que seguir a pessoa mesmo sem gostar do trabalho dela, em troca ela me segue mesmo se não gostar do meu trabalho, tudo por uma curtida. Isso pra mim não é ajuda, chega a ser corrupto isso, assim como compra de votos.
    Ter um blog hoje em dia já virou ambição, de ter o blog como fonte de renda assim como os famosos.
    Mas esquecem de que blogar antigamente merecia muito esforço, e quem esta no topo hoje, começou de baixo. Não era do me segue sigo de volta. Era batalhando e correndo atrás.
    Ai hoje a pessoa te segue e 2 dias depois te descurti só pra não ter concorrência, como é cômico.
    Esqueceram a gentileza, e cooperação.
    Infelizmente é a maioria assim.
    Eu tento me manter firme nos meus ideais, afinal, tudo que vem fácil, vai fácil.
    Amei o post Bruna.
    Bjs***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Paola. Como a fofoca e esses assuntos estúpidos movem mais os blogueiros do que o próprio assunto blog, né? Acredito que quem faz blog pensando em dinheiro logo se decepciona e desiste, porque é muito difícil e não acontece pra maioria. Quem fica é quem realmente gosta de blogar.
      Muito obrigada ^^ beijão!

      Excluir
  8. mt bom seu texto, realmente a blogosfera tem espaço para td mundo, cada leitora vai se identificar mais com uma blogueira e nao é pq ela acompanha uma que nao pode acompanhar outras! e os temas e a futilidade da coisa td tbm ta msm super complicada! faz mais sucesso vlog e a vida msm da pessoa do que conteudo

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! Verdade, uma pena que a falta de conteúdo tenha mais importância em alguns casos :/
      beijos

      Excluir
  9. Disse tudo viu Bruna!

    Acho essa "competição" muito ridícula por sinal, afinal de contas, por mais que alguém tente copiar um outro blog, nunca ficará igual. As pessoas são diferentes, pensam diferente, escrevem diferente. Lógico que não é legal ver cópias por aí, mas o que to dizendo é que independente dessas cópias, nenhum blog é igual ao outro. Esse medo do seu blog ser abandonado é insustentável. Como você mesma disse, é possível acessar vários blogs ao mesmo tempo e não é porque eu descobri um blog X que eu vou abandonar o Y.

    Também acho que precisa de mais união nesse meio. Não é porque alguém vai divulgar o blog que ela ta transferindo seus leitores. Quem lê, vai ler os dois! As pessoas esquecem que elas precisam do outro para serem reconhecidas e que sozinha não se chega muito longe.

    Essa coisa também de blog dar renda (tanto em dinheiro, quanto em produtos), ta fazendo muita gente criar blog só pra "ganhar as coisas de graça". E isso não é legal, porque acaba criando esse tipo de blogueiro que não tem interesse em blogar de verdade e sim apenas "ganhar as coisas". O legal de se ter um blog é poder compartilhar sua opinião, achar pessoas que pensam como você, achar pessoas que pensam diferente de você e que podem te mostrar o outro lado de um assunto. O legal é essa troca que a gente não vê muito mais por aí.

    Bom, acho que é isso que eu queria falar.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com você, Mone! É bem chato as pessoas chegarem pra mim perguntando: nossa. você ganha tais e tais coisas, então, acho que vou abrir blog também! ¬¬ Como se eu escrevesse só por isso e amém!

      Excluir
  10. Concordo totalmente. E isso não é só coisa aqui do Br não, ultimamente, recebi uns comentários das gringas e são super superficiais também, só à título de deixar o link dos blogsfãpagesinstagranspinterestsetodasessascoisas delas ao final. Desanima. Temos tanto trampo pra isso. /:

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também tenho recebido comentários gringos assim também! :/ Espero que as pessoas percebam que esse tipo de coisa não gera resultado nenhum e não é bom pra ninguém.
      beijo!

      Excluir
  11. Cara é exatamente isso. Você dá seu sangue pelo blog, seu tempo limitado (principalmente se você estuda e escreve como eu) para achar conteúdo e ás vezes simplesmente não dá por problemas pessoais, mas quando você se dedica à uma postagem ela não recebe nem ao menos um comentário. Recebo apenas comentários de uma blogueira que é muito amiga minha e que eu vivo comentando no blog dela também. É até exaustivo. www.black-and-rebel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Pois é, manter um blog atualizado é realmente cansativo, ainda mais que a gente não se dedica só a isso e tem várias outras coisas pra manter, né? Mas fica tranquila que os leitores vem com o tempo, o importante é não desistir daquilo que você gosta ^^
      Beijo

      Excluir
  12. Estou comentando com os pés, pois com as mãos estou digitando.
    Tem como concordar mil vezes? Está cada vez mais difícil não me ver nos teus textos e a não concordar contigo.
    Eu penso exatamente isso, sabe? Tenho blog desde 2009 e ele era/é somente de textos autorais, nada além disso e eu amava pq me sentia muito bem em fazer aquilo, parece que até saia um peso das minhas costas ao escrevê-lo. E naquela época era tudo tão diferente, todo mundo tinha blog para compartilhar as coisas, mostrar para as pessoas o que elas pensavam ou gostavam, era tudo mais natural. Hoje em dia a maioria das pessoas criam blog achando que irão ganhar dinheiro com isso e terão a profissão de blogueira (o), mas não é bem assim, tem toda uma preparação e dedicação até chegar nesse ponto. E quem já entra com essa visão não continua, só fica nesse ramo continua quem realmente bloga por amor. Eu trabalho, estudo, poupo o pouco tempo livre que tenho para criar novos posts e para cuidar do blog em si e mesmo que eu não ganhe nada com isso, eu amo, é algo que me alivia e faz um bem danado.

    Beijos

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
  13. Estava na pagina inicial do blogger quando vi que voce tinha escrito sobre blogsfera novamente, e resolvi dar um clique para ler. Meu irmao passo por tras de mim aqui na sala e falou: que bilbia é essa que voce ta lendo Fer? kkkk E eu disse: não cara isso aqui é realidade, é bom ler os textos dessa menina aqui.
    kkk Enfim, eu gostei muito do seu texto e é realmente o que acontece! E eu sou uma pessoa que participo de MUITOS grupos de blogueiras no Facebook e só o que se ve, é meninas achando que imitando a Taci, fazendo SDV e desprezando os pequenos blogs que se esforçam muito irão chegar em algum lugar!! E o pioooor, são os SPAM sem limites!! Cara na moral eu não visito mais pessoas assim! Parabens voce é faz parte do time das BLOGUEIRAS QUE BLOGAM DE VERDADE e dou muito valor a isso, merece meu respeito! Acho que sou uma das raras blogueiras, que ainda fazem posts de blogueiras, legais que não sao conhecidas mas que eu sigo a um tempo e sei que o trabalho dela é bom... Enfim.. Parabens

    MALUCA POR ESTRELAS
    malucaporestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro meu trabalho e adoro partilha-lo. No entanto é uma verdade que é muito difícil encontrar leitores. No entanto cada dia me sinto mais estimulada a continuar. Você tem toda razão. Leio vários blogues muito bons e vejo que tem poucos comentários e as vezes comentários desnecessários. Acho que todos devemos ajudar uns aos outros. Mas se não for possível ajudar pelo menos que não faça pouco caso do esforço dos outros. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  15. Enfim, disse tudo que é verdade. Sabe Bru, voce conhece o BRNR, um grupo que é relativamente pequeno. Nem parece que vai fazer 3 anos que existe, mas foi através dele que conheci e desanimei pra caramba com a puta blogosfera. A verdade é que algumas pessoas crescem mais que as outras em questão de público, e por causa disso desmerecem todo o resto. O que tá fudendo também é a quantidade de blogs com conteúdos extremamente iguais. E eu confesso que isso me incomoda bastante até hoje. Enfim, sempre tem aquelas pessoas que copiam, ok. Mas, mesmo assim, mesmo que existam vários blogs de mesmo alvo, somos várias pessoas diferentes, eu posso usar uma saia de modo diferente que você usou, por exemplo. E essa diferença de pessoa para pessoa é o que caracteriza cada blog, pessoas diferentes, blogs diferentes. Acho que é por isso que ainda estou na blogosfera - apesar de pensar e mudar o objetivo. Como disse, todo mundo fica querendo se divulgar sem dar valor ao conteúdo do outro, e só aumentam a fama de já quem é famoso. Quem sabe um dia os próprios blogueiros acordem para o fato que nós mesmos estamos poluindo e desvalorizando a blogosfera.

    Amei teu texto, Bru.
    www.zombieffect.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tu sabe que eu penso exatamente isso, e é justamente por essas e outras que acabo desistindo de visitar alguns blogs que deixam o link nos comentários do meu. Tem muita gente que passa por lá, dá uma olhada por cima e comenta só para isso, deixar o link.
    E B. como adoro teus textos (todos)! <3
    Abraço.

    Visite a Casa Cafeína

    ResponderExcluir
  17. Finalmente alguém disse algo coerente , muitas vezes me julgam em grupinhos porque eu indico muitos blogs e sempre vem a historia " O leitor vai deixar de ver o seu pra ver de fulaninho " , blog é cansativo , é SIM SEM DUVIDAS , porem fiz grandes amigos nesse mundo , conheci muita gente , me inspirei em muita gente ,com base no companheirismo , na troca de informações e não só na divulgação que se torna sem sentido quando você entra em blogs para apenas deixar sua " URL" .
    Sinto todo meu suor indo embora , todo meu trabalho quando vejo um comentário " amei seu blog, seguindo segue o meu ? " , porem eu não desisto porque faço com amor sem espera de retorno financeiro só o carinho que os leitores tem por mim , já me deixa realizada e sei que você se sente assim .
    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e pelo carinho que tem por nós .

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna, eu discordo de alguns aspectos, mas no geral, achei seu texto ótimo. Só acho que não é bem assim essa história de competição, pelo menos eu como leitora e blogueira não me sinto assim. Eu linko pessoas direto, respondo vários comentários (de cada 60 devo responder uns 50, porque as pessoas que vem no meu blog pedir pra seguir de volta ou fazer só spam, eu ignoro), quando fico sabendo de sorteios e competições (como o caso do FashionDayCH, eu fiz meu perfil e continuei votando nas blogueiras amigas que estavam participando e torcendo muito para que alguma pessoa conhecida e legal ganhe), não sei, não me sinto em uma competição, mas entendo seu ponto de vista. Espero não transparecer isso em nenhum momento - não estou tentando me explicar, mas quero pedir desculpas caso eu tenha passado essa impressão em algum momento. Nem sempre consigo deixar comentários a altura dos posts e isso não se deve a estrelismo ou achar que meu blog toma tempo demais (embora tome), a questão é que eu me sinto mal se não comento nos blogs que eu gosto e cada vez são mais blogs, então eu passo e leio e as vezes tenho que voltar depois pra comentar, mas nem sempre consigo me organizar e apesar de amar o post, o conteúdo e tudo mais, comento algo básico :/ Enfim, gosto muito de ler as coisas que você tem pra dizer e ver sua opinião!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Olha,eu sou nova na Blogosfera,mas ja percebi esse egoismo que as pessoas tem em relação ao blog do outro,eu ja perdi as contas de quantas vezes eu ja pensei em desistir do blog,mas são esses blogs pequenos que sempre me animam,porque esses blogs grandes ja foram pequenos e quem sabe o meu um dia não chega a ser grande,e se esse dia não chegar,que pelomenos alguém realmente reconheça o meu trabalho!Porque é isso que eu almejo desde de sempre,que alguem reconheça o meu esforço!Então eu super concordo com você,Amei o seu blog e esse post! Ps.Caro queira conhecer o meu pequenino espaço,não se surpreenda,pois ainda tem poucos posts,tres só no momento,pois ainda é um bebe,recem nascido!Ah,e não ligue muito pra minha inesperiencia,como eu ja disse sou nova na Blogosfera! www.mykeepcalmlary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Texto muito bem escrito Bruna!
    Em quase um ano que faço parte da blogosfera, o que mais vi são as situações que tu relatou no post. Meninas(os) comentando duas palavras e mil links SÓ para que alguém retribua a visita, criando blogs e na outra semana mandando emails para lojas e postando que querem "mimos"... toda aquela história de que número importam mais do que qualquer outra coisa. E fora a concorrência, claro. Quando a gente começa a perceber isso, dá até um desânimo.
    Mas a essência da blogosfera se mantém, e é nela que eu me apego. Coisa boa quando conhecemos um blog sincero, feito de gente para gente, feito para criar laços, amizade e despertar sentimentos. É como tu escreveu, sem tirar nem pôr: "Vamos nos unir mais, vamos ser mais sinceros e não promover apenas relações superficiais - porque disso o mundo lá fora já está cheio, não precisamos de mais por aqui também."

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Cara, super descreveu a realidade da blogosfera. Eu tinha abandonado todos os grupos de divulgação e alguns de blogues amigos por não aguentar reclamações deste tipo, sem comentar os Spams que rolavam. A galera que esta começando agora apenas visa os lucros e esquecem dos reais motivos pelas quais as plataformas de blog foram criadas. Não me considero blogueira de raiz, mas tenho blogs desde 2006 e todos sempre foram puxados para o estilo pessoal, independente do estilo que ele acaba tomando, gostar de compartilhar coisas com as pessoas é o mais importante de tudo, pois é este o motivo principal não é? Compartilhar o que gostamos, opiniões, noticias, abobrinhas, historias... Não existe concorrência nisso, cada pessoa tem seu ponto de vista, seu contra argumento, seus lados nas histórias. Confesso que amo fazer amizade com quem comenta nas minhas postagens de verdade e acho ridículo quem vem fazer spam no meu blog. Vou parar por aqui pois estou com sono e acabo falando bobagem, em fim... Mais amor entre os blogueiros ♥ muito bom o texto

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com