Leituras do Mês: Janeiro


Dezembro passou rápido, mas Janeiro bateu o recorde - justo porque é um mês de férias, né? Acabei não parando muito em casa esse mês, ainda fui pra praia por alguns dias e isso resultou na leitura de três livros pequenos, poderia ter lido mais se houvesse mais tempo. Apesar disso, foram três leituras excelentes e é com prazer que divido um pouquinho delas com vocês. 


Utilizando a ordem de leitura mesmo, começo com Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf. Percebi que não tenho lido muitos livros escritos por mulheres e, mesmo que meu preferido tenha sido escrito por uma (O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Bronte) preciso ler mais. A Virginia Woolf é uma escritora que até então eu só havia lido um livro (Um Teto Todo Seu), que, me perdoem, mas gostei mais que o conhecidíssimo Mrs. Dalloway - apesar de ter gostado muito desse também. Mas já li bastante sobre a vida e estilo literário, bem como assisti alguns filmes à respeito e simpatizo bastante com a obra dela. 

Mrs. Dalloway é um livro sobre o cotidiano de Clarissa, uma dona de casa rica dos anos 1920 que se prepara para dar mais uma de suas costumeiras festas. O livro gira em torno dessa história simples, mas a narrativa é muito complexa exatamente por se utilizar de um método revolucionário, chamado de "fluxo de consciência", onde acompanhamos os pensamentos dos personagens e a história se desenvolve de uma forma que não conseguimos nos localizar precisamente entre passado e presente. Também é um livro que explora alguns temas polêmicos - principalmente para a sociedade da década de 20 - e é uma crítica aos costumes ingleses. 

Pode parecer cansativo em determinadas partes, mas envolve o leitor nesse "fluxo de consciência" e faz parecer que, de fato, estamos acompanhando a mente dos personagens. É um livro curto, de 200 páginas, da L&PM pocket. Vale deixar registrado também que a arte da capa é muito bonita ;)


Com o título de O Livro da Filosofia e o subtítulo de As Grandes Ideias de Todos os Tempos, o que esse livro, escrito por diversos pensadores e pesquisadores se propõe a fazer é exatamente isso: um resumo das ideias dos maiores pensadores da história. É um livro que agrada aos olhos, tem um design muito bonito, capa dura bem resistente e páginas estilo revista, fáceis de serem lidas e com esquemas que exemplificam melhor as ideias dos filósofos listados. Ele também é muito bem organizado, sendo dividido entre Mundo Antigo, Mundo Medieval, A Renascença e a Idade da Razão, A Era da Revolução, Mundo Moderno e Filosofia Contemporânea - também deixando um espaço ao fim do livro para outros pensadores que não entraram nas páginas principais, mas que merecem ser lembrados. 

É um livro excelente para quem não conhece muito do assunto, ele não aprofunda na filosofia, só expõe as maiores ideias dos maiores pensadores, mas é excelente para um conhecimento prévio. O livro também contém indicações de obras dos filósofos, o que é muito bacana para se aprofundar mais nas teorias dos que você julgar importante. 


Também é um livro muito colorido e com ilustrações, e traz "linhas do tempo" que conectam as ideias dos filósofos ao tempo em que eles viveram. Ele é da Globo Livros e tem 350 páginas. Também, nessa mesma coleção, existe O Livro da Psicologia - que nem preciso dizer que quero muito ler, né? 


É impressionante as ligações que o livro faz entre as ideias de filósofos mais antigos com os mais novos também. Me surpreendi ao ver essa primeira frase, do Michael de Montaigne, lá pelo ano de 1500 - uma ideia muito parecida com as expostas por Freud no livro Psicologia das Massas e Análise do Eu. Bacana, né? 

Enfim, é um livro que eu recomendo bastante para todos que tenham interesse em conhecer um pouco sobre filosofia. 


Eu amo sebos. E O Alienista reforçou ainda mais esse meu amor - tudo isso porque o encontrei por R$2 num sebo aqui da minha cidade. Não tenho um grande hábito de ler escritores brasileiros (e isso é algo que quero mudar) mas gosto muito dos livros do Machado de Assis e já queria ler esse livro há tempos. 

No livro, Simão Bacamarte é um médico conceituado que estudou no exterior, e que resolve, no interior do Rio de Janeiro, realizar pesquisas no campo da psiquiatria - tudo em nome da ciência. Para isso, planeja a construção de uma casa de repouso, chamada de "Casa Verde", que acaba se tornando algo próximo ao que hoje conhecemos como hospital psiquiátrico. Lá, Bacamarte deixa os loucos de sua cidade num regime de prisão domiciliar - o que causa revolta nas pessoas da cidade. 

O livro é curto, com 60 páginas, e faz uma ótima análise sobre a linha tênue que separa a lucidez da loucura - e como esses conceitos são muito mais construídos socialmente do que inatos. É um conto cheio de sarcasmo e com o estilo inconfundível e a escrita impecável do Machado de Assis. 

-

Em Fevereiro retorno às aulas da faculdade e provavelmente não conseguirei manter o ritmo de três livros por mês, mas espero conseguir pelo menos dois. De qualquer forma, continuarei atualizando essa tag mensalmente. Espero que vocês tenham gostado dos livros indicados hoje, e se já leram algum, compartilhem o que acharam comigo aí nos comentários ^^ 

17 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dos três livros indicados, mas fiquei com bastante vontade de ler O livro da filosofia e O alienista.
    Também não tenho muito costume de ler livros nacionais, mas os livros dos escritores antigos são muito bons, lembro que quando estava no ensino fundamental adorava ler os livros de Machado de Assis, José de Alencar, Clarice Lispector etc. e queria voltar a ter esse hábito.

    Beijos

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cali! Eu também tinha um costume maior de ler livros de autores nacionais quando era mais novinha. E isso é algo muito importante pra deixar se perder, né?
      beijo

      Excluir
  2. EU VI ESSE LIVRO DA FILOSOFIA NA SARAIVA E DESEJEI COM VIGOR
    Ele parece ser muito amorzinho pra ler e ter uma ideia geral e se informar sobre as principais ideias e tal
    Gostei muito de saber sua opinião e ver ele por aquiii *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, ele é mesmo, super fácil! Vale a pena comprar, viu?
      beijos <3

      Excluir
  3. O Morro dos Ventos Uivantes é um dos meu preferidos também, amo muito! ♥
    Ainda não li Virginia Woolf (tenho que mudar isso), mas quando você falou de fluxo de consciência, me remeteu muito a Clarice Lispector (que eu adoro), só li dois livros dela, e ambos escritos dessa forma. Se você não leu nada dela, indico A Paixão Segundo G.H., ele levanta algumas questões filosóficas, como a da finitude, por exemplo, entre outras... e a protagonista começa toda a reflexão por causa de uma barata, enfim, vale a pena ler =)
    E O Alienista, o que dizer? Perfeito, uma ótima crítica ao dualismo saúde/doença e ao modelo mecanicista com que a medicina via/vê o ser humano, principalmente ao pensarmos na época em que foi escrito. Acho que Machado foi bastante visionário, nesse sentido.
    Não tenho lido muito ultimamente, vou ter que aproveitar esse finzinho de férias, porque durante o semestre eu não consigo ler nada que não seja da faculdade ~sad but true~
    Adorei o post!
    Bjos =)

    http://devirsubjetividade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lahana! Poxa, eu ainda não li nada da Clarice, mas quero ler, vou procurar o que tu indicou <3
      O Alienista é incrível né, não dá pra esperar menos que isso do Machado de Assis. Na faculdade é mais complicado manter o ritmo de leitura, mas tenta aproveitar qualquer tempo livre pra ler alguma coisa diferente, ficar só em livros do curso é bem cansativo pra mente.
      Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada!
      beijos

      Excluir
  4. Tenho um caso de amor e ódio com a Virginia Woolf, acredita? Gosto do enredo do livro, mas a leitura fica cansativa... É complicado.
    Esse livro da Psicologia é maravilhoso, muito bem explicado e com ótimas citações! Tenho os dois e me ajudaram muito a encaminhar meus estudos :D
    Preciso ler mais, ano passado foi uma vergonha nesse quesito para mim :/
    Agora estou lendo uma biografia da Frida Khalo, maravilhosa!

    Beijão <3
    Tribo Alternativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Poxa, eu geralmente demoro um tempinho nos livros dela, mas não acho cansativo não. Preciso do livro da psico, deve ser ótimo!
      Obrigada pela visita, beijão :3

      Excluir
  5. Já li '' O morro dos ventos uivantes '' <3
    Infelizmente não li nenhum dos livros acima, mas super fiquei interessada pelos dois últimos.
    Esse livro da filosofia parece ótimo ( amo filosofia ) *-*

    Bru, mais uma vez vou te pedir algo ( sou chata sim) hehe
    Quando puder faça uma postagem sobre a sua faculdade, pois estou no meu último ano na escola e estou em dúvidas do que escolher. Amo filosofia, sociologia, psicologia, e jornalismo.. ah.. e vivo no sonho de perita criminal spokspokspok. Ando pesquisando um pouco de cada área para assim ver no que me encaixo melhor , portanto tenho duvidas sobre psicologia e acredito que não tem ninguém melhor do que tu para esclarecer como é :3

    Tenha uma ótima semana <3

    Blog: Like The Moon
    FanPage do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dieny! Ele é ótimo mesmo, tenta ler se tiver alguma oportunidade.
      Essa época de escolha de curso é complicada mesmo, vou tentar fazer um post sobre isso aqui no blog ^^ Mas claro que, como eu curso psico e gosto muito, sempre indico huauhas Eu queria fazer sociologia e filosofia também, aliás, são planos de estudo pra quando eu terminar essa faculdade.
      Muito obrigada, beijo!

      Excluir
  6. Não li nenhum desses ainda, mas fiquei com vontade de ler todos, principalmente o que fala de Filosofia. Super chamou minha atenção! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filosofia nunca é demais, né? É sempre um assunto interessante :3
      beijosss

      Excluir
  7. Oi Bruna, que legal seu post *.*
    Me interessei pelo "O Livro da Filosofia". "O Alienista " também me chamou atenção, já que só li Machado por obrigação nos tempos de escola e na época eu não estava espiritualmente preparada para o tipo de narrativa do autor, eu achava cansativa e "descritiva" em excesso.. Mas isso era em outros tempos, esse lance de ler por obrigação é uó...
    Caso eu leia alguma obra dele *de coração*, não por pressão ahueahae - começarei com "O Alienista", já que fiquei curiosa com o que rola na tal Casa Verde aheuaheuehea ^^

    Inclusive, vi "Um estranho no ninho" esses dias e lembrei do meu amor por "Garota, Interrompida", e descobri que tenho uma quedinha anormal pelo tema insanidade <3

    Beijin,

    Faroeste Manolo

    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, ler livro obrigada é a pior coisa que tem, ninguém merece. Eu já havia lido Machado de Assis antes das exigências do vestibular, o que me fez não me entediar com ele (mas, curiosamente, o livro que li dele por obrigação foi o que menos gostei). Também tenho um gosto enorme por obras com esses temas - adoro os dois filmes citados, mas por Garota, Interrompida tenho um apreço especial, haha
      beijão!

      Excluir
  8. Infelizmente também não conseguimos ler tantos livros quanto queríamos por mês. Ainda não lemos nenhum dos livros que você citou no post, mas nos interessamos muto pelo Mrs. Dalloway e O Alenista pela descrição que você deu sobre eles. Faz muito tempo que não lemos algum escritor brasileiro, vamos procurar mais livros dos nossos escritores.



    Beijos



    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas! Uma pena que os meses passem tão rápido e a gente só perceba quando chega ao fim que não fizemos tudo o que queríamos, né? :T Leiam sim, é muito importante valorizar a literatura nacional.
      beijão!

      Excluir
  9. faço exatas, mas sou apaixonada por Filosofia, e tenho amooooooores pelo O Livro da Filosofia. É lindo, me apaixono facilmente por livros de bom design, e quando acompanha conteúdo, melhor ainda!
    www.zombieffect.com.br

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com