Leituras do Mês: Novembro


Oi gente! :D Inaugurando essa tag no blog, decidi publicar sobre os livros que li, fazendo um apanhado do mês num único post. Isso porque eu amo ler e raramente falo sobre livros aqui, o que é uma pena. Não gosto muito de fazer resenhas, até porque não é o que o público procura aqui, mas acho bacana fazer pelo menos esse post uma vez por mês e falar um pouco sobre o que li. Então, vamos começar com as leituras desse novembro que passou voando? :D


Chega a ser vergonhoso o tempo que levei para ler esse livro, que como vocês podem ver na capa, tem apenas 64 páginas. Comecei ele ainda em setembro e só fui terminar em novembro. Já é o segundo livro do Lovecraft que começo e o primeiro, depois de duas tentativas frustradas de leitura, fechei e deixei para ler em outro momento. Cheguei a pensar que Lovecraft não era pra mim. As histórias dele tem muita descrição - o começo de O Horror em Red Hook, é pura descrição por longas páginas. Isso me deu uma preguicinha do livro, e me arrastei por esse tempão com ele. O que foi uma pena - assim que a leitura engatou, achei o livro fantástico. 

Esse conto retrata a história do policial Malone, que do alto dos seus quarenta e dois anos tem um ataque de histeria ao ver um prédio grande a sua frente. As pessoas que passavam pelo local ajudaram-no a se recompor, e ele inventa uma história envolvendo prédios altos para explicar o ocorrido sem ser considerado louco. Mas só Malone sabia o horror que havia presenciado. 

Um elemento sempre presente nos contos do Lovecraft é exatamente essa loucura, essa ligação com o sobrenatural, esse "mexer com o que é intocável". Foi isso o que atraiu até os livros dele, e depois de completar esse conto, pretendo em breve ler o outro livro que tenho dele. Esse também foi meu único livro de ficção do mês. 


Subliminar é um livro de Leonard Mlodinow, físico e escritor. Do começo ao fim, somos apresentados à inúmeras pesquisas realizadas afim de demonstrar como o inconsciente influencia diversas ações, desde as cotidianas até as que exercem uma grande importância em nossas vidas.   Apesar disso, o inconsciente de que Mlodinow fala não é muito parecido com aquele retratado e difundido por Freud - é uma nova visão sobre o inconsciente. A linguagem do livro é muito fácil, acessível e divertida. É um livro para qualquer um que se interesse pelo funcionamento da nossa mente, e não dirigido apenas àqueles que estudam essa área. Pelo tanto de informação que o livro contém, também é muito válido ler mais de uma vez, para absorver melhor todo o conteúdo, que é bem denso.


Eu nunca havia lido nenhum livro do Voltaire, embora fosse um filósofo que sempre me chamava a atenção pelas frases soltas que via por aí, e também por ter participado do movimento Iluminista. O Filósofo Ignorante é uma de suas últimas obras e funciona mais ou menos como uma síntese dos principais pontos de sua filosofia, discutindo temas como a justiça, a liberdade e a moral. Também mostra bem claramente a visão anti-fanatismo (de qualquer tipo) do autor, e suas críticas à Igreja. É um livro bem pequeno, que li em cerca de três dias mas que dá tranquilamente para ler num dia só. Gostei bastante da leitura e já fiz a anotação mental de procurar mais livros do Voltaire.

Bom, esse foi o primeiro post dessa tag que pretendo atualizar todos os meses. Não sou muito boa em fazer resenhas (ou resumos) de livros, e na verdade nunca me interessei muito pelos mesmos - quando quero ler um livro, não gosto de ter em mente já a influência da opinião de outra pessoa a respeito dele, e sim, tirar minhas próprias conclusões. Por isso vou tentar sempre ser breve aqui, para instigar a leitura mas não me ater muito ao livro em si. Enfim, espero que vocês gostem ;)

17 comentários:

  1. Os livros parecem ótimos!
    Já vou colocar na minha listinha de livros para ler (que a propósito ta cada dia maior... rs).
    Seguindo aqui!
    bjin ;*

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Omg, eu quero esses livros ja..as capas sao FODAS! haha bjs Bru http://apenaskeli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei essa nova tag sinceramente, eu tb amo ler mas acabo postando isso em meu blog pessoal e não no divas exatamente por conta dessa coisa do público. Por favo continue com esta tag. Beijocas
    Blyza

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Voltaire, se você ler mais livros dele ou sobre ele você vai gostar mais ainda é sempre bom saber se as frases por ai são realmente dele rsrs

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, essa coisa louca da internet que as vezes dá créditos errados né? sujuahuashaus
      beijos!

      Excluir
  5. Vi o nome Subliminar e já corri para saber do que se tratava. E foi amor. É mal de estudante de psicologia? Já acrescentei à minha lista, fiquei muito curiosa para ler. Adoro essa questão do inconsciente, é bom ir além do pensamento de Freud. Obrigada pela dica :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília! Hhaha, creio que sim :3 Fico feliz que tenha gostado.
      beijos!

      Excluir
  6. OI Bruna, adorei os livros que você, leu, são poucas pessoas que possuem a coragem de ler Voltaire!! Eu amo Lovrecraft, sou apaixonada por literatura gótica! Tb me interessei muito pela temática desse livro "Subliminar"parece ser ótimo também para dar de presente para pessoas ligadas ao assunto! Bjss

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse segundo, parece bem interessante apesar de denso, quero ver se dou uma folheada nele <3 Sim, você deveria fazer mais posts assim, suas indicações são sempre legais *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  8. Ameeei esse tipo de postagem (sério mesmo? hahaha). Tu sempre comentava que adorava ler, mas era dificil saber qual seu estilo de leita preferido. Assim agora tudo fica mais fácil ;) Fiquei super curiosa pra ler O horror de Red Hook, até porque a virginiana aqui adora descrições bem detalhadas... hahaha Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  9. Você gosta de uns livros diferentes do que eu curto, diferente de você eu curto mesmo são livros que misturam adolescentes e coisas misticas, além de livros que falam de ficção cientifica de outra maneira, como Maze Runner, gosto muito também de jogos vorazes mas não sei como definiria essa história. Eu até já tentei ler aqueles livros de adolescente que existe nas bibliotecas das escolas, mas realmente não faz meu estilo, livros muito sérios também não. Porém o defeito que você comentou sobre o primeiro livro não é realmente um defeito pra mim, pois gosto de coisas bem detalhadas para que eu consiga imaginar as coisas o mais parecido com a história.

    http://heartcoffee1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. o subliminar deve ser mt legal, tenho mt vontade de ler!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Só faltava essa categoria aqui no blog para eu amá-lo ainda mais ♥
    Confesso que tenho esse mesmo problema que você, me arrasto em livros que descrevem muito, acho que se torna cansativo e acabo não conseguindo me prender na leitura.
    Fiquei bastante interessada no Subliminar, parece ser bem interessante. E o do Voltaire acho que não preciso comentar muito, ele é um filósofo sensacional e ler algo dele é muito bom.

    Beijos

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amooooo Leonard Mlodinow. Esse livro Subliminar é muuuuito bom, aprendi muita coisa com ele que uso no meu dia a dia, achei o inconsciente dele mais próximo do que o Dr. Jung falava do que o do Freud. Você já leu O andar do bêbado? É muito bom também!

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele! Quero procurar esse pra ler, deve ser bom mesmo :3
      beijos!

      Excluir
  13. "O Horror em Red Hook" É realmente um ótimo livro. Entendo você,pois as vezes ler um livro pode realmente ser complicado eu tendo a procrastinar e acabo lendo após muito tempo.

    http://lillymunsters.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com