Os 10 Mandamentos do Guarda-Roupa Inteligente


Que atire a primeira pedra quem nunca foi convidado para uma ocasião e sem hesitar proclamou a famigerada frase "eu não tenho roupa!". Roupa todos nós temos (ou você anda peladão por ai?) e na maioria das vezes, temos muito além do que realmente precisamos. Então porque sempre parece que falta alguma coisa ou que não temos roupa para ocasiões especiais? Porque não fazemos escolhas inteligentes. Porque compramos roupas por impulso, que acabam só ocupando espaço e não saindo do armário. E por mais uma infinidade de motivos que vocês podem imaginar, certo? Mas hoje resolvi criar uma mini listinha com algumas dicas a se pensar na hora de sair comprando por aí. Elas funcionam pra mim e espero que funcionem pra vocês também :D 

10. Compreenda seu estilo - o que te agrada?
Entenda os elementos que te agradam. Entenda que roupas transmitem coisas - entenda quem você é para saber o que você quer passar ao se vestir. E quando eu falo em estilo, não é se enquadrar em perfis pré-estabelecidos. Não temos mais oito anos, certo? Temos uma liberdade imensa de escolhas e podemos fazê-las de forma mais inteligente se nos entendermos, e assim, entendermos do que gostamos. 

9. Saiba quais peças evita usar e porquê
Até uns dois anos atrás eu não tinha nenhuma saia ou vestido no guarda-roupa. Hoje em dia adoro eles e uso bastante. O problema era o não saber usar, com o que, de que forma. Pra resolver isso, busque inspirações que lhe agradem. Não é para "copiar" os outros, mas sim perceber novas formas de usar as peças e usá-las com seu estilo, imprimindo a sua cara. Agora, existem pessoas que simplesmente não gostam de usar determinada peça. Se você definitivamente não usa saia, pra quê gastar numa bonitinha que você sabe que vai ficar parada no guarda-roupa? Invista no que for realmente usar

8. Não compre por impulso ou pelos descontos
Sabe aquela famosa "voltinha" no shopping para olhar as lojas? É aí que mora a tentação. Se você não tem intenção de comprar e não precisa de nada, não compre. Sempre quando as estações mudam, as lojas começam a anunciar descontos. Além de alguns descontos serem totalmente fakes (as lojas aumentam os preços antes para depois poderem anunciar enormes vantagens) as roupas que sobram geralmente tem pouca variedade de tamanhos, muitas tem algum defeito ou são datadas - sabe aquela peça ~tendência da estação~ que realmente fica a cara da estação e no ano seguinte ninguém aguenta mais ver? Pois é... Mas é claro que dá pra encontrar peças bacanas por preços mais bacanas ainda, basta ter paciência e procurar.

7. Faça wishlists e pense no que você precisa
Fazer listinhas com as peças que você precisa ou quer comprar ajuda muito a manter o foco. Se você tem um guarda-roupa cheio de camisetas, dificilmente precisará de mais algumas, mesmo que seus olhem sempre brilhem ao se deparar com estampas legais. Saiba o que você quer comprar e pesquise modelos e valores. Vale a pena comprar em alguns sites da China peças com precinhos bem bacanas que são revendidos em lojas por preços exorbitantes (como é o caso da blusinha de renda guipir facilmente encontrada online por menos de $30, mas vendida em lojas ~finas~ com a mesma qualidade e custando quase 200 dilmas). 

6. Compre aos poucos e não tudo no mesmo dia
Quando eu era mais nova tinha a mania de guardar todo o dinheiro para fazer compras num único dia, ao invés de ir gastando com o tempo. Percebi que não havia vantagem alguma nisso, meus gostos e desejos mudavam rápido e eu acabava comprando coisas que não queria só pelo impulso de gastar logo toda a grana. É mais inteligente saber o que você quer e pesquisar nas lojas, comprar a medida que encontra as peças que deseja e não pelo impulso de comprar.


5. Organize seu espaço e tenha consciência do que possui
Sabe quando a gente arruma o guarda-roupa e acaba encontrando uma peça amassada e perdida no meio de tantas outras? Se mantivéssemos ele arrumado, isso não aconteceria. Um espaço organizado permite visualizar mais rapidamente o que você tem e assim, usufruir melhor de suas roupas e fazer mais combinações. Também é válido organizar o guarda-roupa de acordo com a estação mais quente ou mais fria, deixando as roupas de frio mais a vista no inverno e as de verão nos lugares mais "escondidos" e vice-versa.

4. Comece pelo básico 
Existem peças que passeiam pelos mais diversos estilos e que combinam com uma infinidade de coisas. É o caso das camisas brancas, jaquetas de couro, jeans escuro/sem lavagem, blazer, vestido preto... São peças a se pensar e investir. 

3. Invista em acessórios
Tem para todos os gostos e bolsos e são capazes de mudar um look rapidamente. Mesmo assim, algumas pessoas não tem o hábito de investir neles, o que é uma pena. Também vale sair da zona de conforto e investir em acessórios mais diferentes, como chapéus, lenços e sair do básico, apostar nas cores e estampas. 

2. As roupas devem chegar e sair também
Se você não usou uma peça de roupa durante o ano inteiro, dificilmente irá usá-la de novo. Doar as roupas que não usa mais ajuda muita gente e abre espaço no guarda-roupa. Se você tem peças novas ou quase novas que não usou, também é uma boa fazer trocas, vender online ou para brechós ou até fazer um bazar com as amigas. Assim você otimiza seu espaço, ganha uma graninha extra e ainda pode pensar em comprar alguma coisa que falte. 


1. Saiba quando prezar pela qualidade 
Quando não se tem muita grana para fazer compras, o ideal é fazer uma listinha com peças básicas (veja número 4) e necessárias para qualquer guarda-roupa, aquelas peças que geralmente são mais caras porque tem maior qualidade, e que são bem necessárias. Não vale a pena comprar um casaco de frio que parece descartável, certo? Invista mais em peças que durarão um bom tempo. Agora, se o seu foco são roupas que estão ~na moda~, como alguma estampa específica ou recorte diferente, não vale a pena investir tanto dinheiro se a peça em pouco tempo cairá em desuso, né? Aí que entram as lojas de departamento, lojas baratinhas e compras da China. 

Ufa! Então é isso, né? Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, e por favor, se eu esqueci de alguma coisa ou se vocês tem alguma dica para acrescentar, não deixem de fazer um comentário, será muito bem-vindo! :D

23 comentários:

  1. Nossa vc está coberta de razão! O pior é que sei de tudo isso, mas é muito difícil eu pôr em prática rs. Vou me policiar mais para fazer a wishlist, manter o guarda-roupas sempre em ordem (o mais difícil ever! rs) e doar o que não usei no ano... ^^

    Adorei o post e seu blog é muito legal! de verdade, acho difícil achar blogs bem escritos e com estilos que me identifique. Meu blog é bem menininha ( http://balaiodadany.blogspot.com se quiser conhecer), mas curto muito o estilo mais alternativo de vestir e sou fã de rock (apesar de ser mais adepta ao indie do que ao havy... ^^). Ganhou uma seguidora! ;) Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É. Pior que é tudo verdade. Mas que mulher não recusa a uma promoção, a uma liquidação??
    Queria muito não ser #BeckyBloomFeelings

    Beijooooooos

    http://entrenosoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, post feito pra mim! Faço muitas dessas coisas, só que o contrário ahahahahahah ameiii

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Concordo plenamente com tudo. A primeira coisa a se fazer mesmo, é saber quem nós somos, como queremos nos expressar para o mundo, para depois constituir o guarda roupa. É a primeira vez que leio uma postagem assim, e achei super útil!

    Parabéns mesmo! Vou até favoritar para ler mais vezes quando precisar!
    Beijos,
    Blog Senhorita Deise | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, eu sempre compro as poucos, e adoro doar roupas, assim cabe espaço para as novas.
    Beijocas!

    falaaimaroca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, eu também não tinha saia e vestido, mas ultimamente estou usando muito <3 Essa parte de deixar de compra por impulso é difícil, na hora das compras nunca consigo me segurar :(

    http://prazerjessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um dos melhores post que eu já li sobre consumo. Isso faz todas nos repensa e pensa antes de comprar, eu já fiz muita cagada comprando por impulso e no final nem usava muito.
    Amei o post!


    http://katdreamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Excelente post, Bruna!
    Acho a dica 5 uma das mais importantes. Dia desses decidi dar uma geral no guarda-roupa, e acabei achando peças que eu nem me lembrava que tinha, emboladas em tanta confusão. Resultado: mandei uma tonelada de roupas pra doação, e agora que sei o que tenho, estou variando bem mais os looks. Vale a pena fazer uma arrumação dessas 2 vezes por ano, no mínimo.

    Beijinho. :*

    http://eproblematico-letyhyuuga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica, eu sempre compro roupas demais e entupo meu guarda-roupas e por fim não uso nem metade do que comprei, e fica aquela pilha de roupas e o pior que nem consigo me livrar delas, é um pouco complicado mas vou tentar seguir os mandamentos. Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://deblahblahcomumaprinzessin.blogspot.com.br/

      Excluir
  10. Adorei o post. Tenho que parar de ser consumista, as vezes compro por impulso :/

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas. Acredito que a 5 de todas e a que mais preciso me adaptar rs

    www.pumpcolor.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, Bru! Um tapa na cara da desorganizada aqui hahaha
    Gostei muito da dica 6, pois tenho muita mania de ir deixando o dinheiro sobrar e no final do mês gastar
    tudo haaha vou me atentar!
    Uma dica que vi uma vez e achei interessante (mas nunca pus em prática por ser muito desorganizada) é manter todos os seus cabides virados para um lado e, toda vez que usar uma peça, virar ele do outro. Aí, no final do ano, as peças em cabides não virados devem ser doadas/vendidas =D
    Beijinhos, linda!
    <3

    ResponderExcluir
  13. SÓ AMOR POR ESSE POST <3 Essa questão da organização é fundamental, têm muitas peças que nem sabemos que temos e por isso deixamos de usar, porque elas acabam ficando escondidas/perdidas no guarda-roupa! Enfim, ótimas dicas, Bru, arrasou <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  14. Nossa, concordo com cada palavra que você disse. A consciência tem que estar em primeiro lugar pra não virar bagunça - e não cair em dividas...
    Vem participar do sorteio que está rolando no blog! Faltam poucos dias pra acabar! haha
    Beijão!

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas, mas confesso que ainda peco no fato de comprar por impulso.. hahaha
    bjss
    http://mufevblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tem razão em tudo que falou, minha irmã mesmo é assim, compra pq achou bonito na hora, quando chega em casa deixa a peça de lado ¬¬
    termina entulhando tudo! vou dá essas dicas a ela
    beijoos

    Blog: http://manguitarosa.blogspot.com.br/
    Instagram: @ceciilins

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas! Desde que comecei a comprar roupas sozinha tento me policiar pra comprar coisas úteis e tenho conseguido bastante!

    http://iogurtesempedacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei! Hahaha todas são muito verdadeiras, mas a de não saber usar e a voltinha no shopping são as mais cruciais pra mim.. Aqueles segundos em que você se odeia por comprar algo na liquidação e depois deixar no armário.. Não e mal dela, mas qualquer peca na liquidação esta saindo "de moda" (só aquelas pecas em promoção, ai não).. Mas enfim gagaha gostei das dicas, vou tentar aplicar melhor no dia a dia

    Beijimmm
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. As dicas são incríveis e eu tento seguir todas. Ultimamente comecei a investir em acessórios - coisa que nem passava perto do me guarda-roupa - e vi a diferença que faz... E o negócio do estilo também é bem bacana ressaltar. As pessoas se prendem muito em uma moda estereotipada e se esquecem que as roupas são na verdade uma forma de se expressar, né?
    Cada dia gosto mais do seu blog. Apesar de termos estilos completamente diferentes, sempre tiro boas ideias daqui ;D
    Beijão!

    http://tipicamentefeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post, são dicas super válidas e verdadeiras. Hahaha. Aproveitando para dizer, que: adorei seu blog. Nunca tinha passado por aqui, mas amei o designer e o jeito como você escreve. Sucesso!

    www.lele-things.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que post Mara --> ♥♥
    Amei, sério.
    Dicas essenciais.

    Http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão ♥

    ResponderExcluir
  22. Preciso seguir a risca várias dicas dessas, faço tudo errado xD
    Beijos Bru!
    Tamy | www.descoladavida.com

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com