A Blogosfera e o Descaso dos Blogueiros


O texto de hoje é mais um desabafo do que qualquer outra coisa e decidi escrevê-lo porque 1) estou inserida nessa blogosfera e vejo tudo de dentro e 2) isso me chateia muito. 
Vocês sabem que existem milhares de blogs por aí, muitos excelentes, outros nem tanto. Acredito que a maior parte dos leitores de blogs seja formada também por blogueiros - uma coisa leva a outra, né? Mas o que tenho observado muito, exageradamente, é o descaso dos blogueiros iniciantes, que tem blogs pequenos, com os outros, que assim como eles, também estão começando e/ou tem blogs pouco reconhecidos. A desvalorização do trabalho alheio é algo triste de se ver na blogosfera - é como se meu blog fosse melhor por x motivos ou como se o tempo que eu passo preparando posts fosse mais importante que o tempo que a fulana passa - e não é verdade. Vocês entendem onde eu quero chegar?
 Estamos alimentando uma blogosfera cada vez mais fútil e egoísta, onde o conteúdo pouco importa diante dos números. Não é legal visitar blogs alheios e deixar comentários do tipo "amei seu blog, segue o meu?". Antes de fazer esse tipo de coisa, se pergunte se é assim que você quer que comentem no seu próprio blog. Não, né? Afinal, ninguém quer comentários vazios de pessoas que só estão interessadas em aumentar os números de seus blogs, sem se importar com o conteúdo alheio e com seus próprios leitores. Eu não visito os blogs de quem faz esse tipo de comentário. Não me dá a menor vontade de conhecer o trabalho de alguém que não tem nada para falar sobre o meu - além de um "seguindo, segue de volta?" geralmente em caps lock. Todos nós perdemos muito tempo mantendo nossos blogs, fanpages e ademais redes sociais constantemente atualizadas - escrevemos, pesquisamos assuntos, coletamos imagens, tiramos e editamos nossas próprias fotos. Isso leva tempo. Isso é trabalhoso. Garanto pra vocês que fazer um comentário sincero no blog de uma colega, e ao final dele apenas deixar seu link traz muito mais resultados, muito mais gente querendo conhecer seu blog e o valorizando. Comentar em blogs que você visita frequentemente só porque gostou da publicação também não mata, né? Nem sempre a gente precisa comentar num blog esperando que a blogueira também comente no nosso. Quando fazemos as coisas de forma mecânica, somente esperando uma retribuição, as coisas perdem seu valor e seu sentido. 
Se você quer ter mais seguidores, se quer ter mais comentários, porque não começa seguindo e comentando nos blogs que você gosta? Além de ser muito mais interessante que passar por aí oferecendo troca de seguidores, você se conecta aos blogs que realmente acompanha e gosta. Se esses blogueiros também gostarem do seu trabalho, eles vão te seguir e acompanhar o seu blog também. Isso é natural. E é assim que as coisas deviam acontecer
Nem todo mundo tem tempo para comentar nos blogs de seus leitores e isso é completamente aceitável - mas tirar uma hora ou duas por semana para visitar alguns blogs e fazer comentários não mata ninguém. Estamos cada vez mais enclausurados em nossos mundinhos, focando apenas no nosso trabalho e esquecendo que lá fora existem milhares de pessoas fazendo o mesmo - não dá para ignorar o conteúdo alheio. E é tão prazeroso conversar com outras blogueiras, trocar ideias, pedir opinião e não só trocar números vazios. Valorizar o trabalho dos outros não é desvalorizar o seu próprio - muito pelo contrário. Que alegria me dá receber um comentário legal, de alguém que realmente leu o post e quis compartilhar sua opinião, e que alegria me dá conhecer o blog de pessoas assim também. E acredito não ser a única a gostar disso. Tem muito conteúdo bacana na blogosfera - valorizem, unam-se, ultrapassem as barreiras do superficial e acreditem: tudo fica melhor quando se faz isso.

Bom, agora quero saber a opinião de vocês sobre isso, não deixem de comentar. O texto ficou curtinho mas é só um desabafo que eu queria compartilhar com vocês, espero que gostem! :D

38 comentários:

  1. Cara, tu falou tudo nesse teu post. Amei a tua atitude de falar sobre isso e concordo que a blogosfera está cada vez mais egoísta e fútil. Parece que ninguém mais quer ter amigos e colegas de blogs, e sim concorrentes. Visito muitos blogs e o que vejo são pessoas concorrendo e sempre querendo fazer melhor que o outro. Não vejo mais pessoas comentando coisas legais e sim, correndo pro seu próprio blog e tentando fazer um post melhor. Muito triste isso.

    ResponderExcluir


  2. Arrasou Bru, falou tudo e com muita classe. Tenho a mesma opinião tua, estamos enfrentando um mundo muito chato de algumas blogueiras que só querem se beneficiar conseguindo seguidores e consequentemente "roupas de graça" ou parcerias. Principalmente essas Meninas que estão começando, acabam esquecendo que as blogueiras famosas ralaram para conseguir "um status" e começam aquela famosa saga do sigo de volta ~um saco~.
    Fico assim como você muito chateada com comentários vazios de leitores gasparzinho, pode falarem que não tenho direito de me sentir assim devido meu blog ser pequeno e recente, mas tenho DIREITO SIM de ficar desse jeito, por que amoo quando recebo comentários lindos e inspiradores e nunca pensei que alguém nesse mundo iria gostar de algo que escrevo.
    Até fico boba quando recebo algum comentário do tipo: te acompanho. Isso é tão gratificante para nós que ficamos até tarde preparando um post.
    Eu acompanho teu blog faz pouco tempo, conheci ele lá no grupo do face durante o projeto TWWD que você participou e que fiquei morrreeenndooo de inveja porque queria participar,...hehehe. E quando entrei aqui fiquei muito feliz em ler que você é do RS, são poucas pessoas que são daqui do nosso Estado e quando encontro fico dando pulos de alegria.
    Beijão, Ale =*

    ResponderExcluir
  3. Seu texto foi sincero e é algo que gosto de ler nos blogs que sempre estou visitando. Estou sempre aqui no seu blog, assim como sempre estou em tantos outros que realmente gosto e admiro, mas não me imagino fazendo isso para ser retribuída, aliás, não sei o que se passa na cabeça de pessoas que fazem isso. Antes de ser blogueira, fui leitora, e jamais deixarei de ser, não podemos perder a nossa essência.
    Umas querem e gritam por reconhecimento, mas não reconhecem o trabalho de ninguém. Sabe, sou mais o meu "mundinho" mesmo, onde sou amiga das minhas seguidoras, e visito o blog delas com muito carinho. E ah, como eu queria ter mais blogueiras como tu nessa blogosfera gigante, sem dúvidas tudo seria melhor.
    Vejo poucos textos aqui, e apesar de amar as suas fotos, sinto que seu blog ficaria ainda mais perfeito se escrevesse mais, tu faz isso muito bem!
    Beijos!
    www.gramatifiquei.com

    ResponderExcluir
  4. Pode ter certeza é muito chato isso, as meninas hoje em dia só querem virar blogueiras para supostamente como elas dizem: ( para ganhar presentes), isso é horrível e mais horrível ainda são esses tipos de comentários, tenho meu blog já vai fazer 2 anos e me perguntam como não tenho parcerias, criei meu blog para compartilhar o que amo, faço e gosto, não para fazer parcerias e ganhar presentes, adorei seu post Bruna, todo mundo deveria ler ele, beijão.

    ResponderExcluir
  5. Não preciso nem dizer o quanto vc arrasou, neah? Disse tudo que estava precisando ser dito!! As pessoas estão tão acostumadas a querer números que acabam esquecendo do próprio trabalho! E isso acaba se tornando, como você mesmo comentou, algo fútil! Mia uma vez, quero dizer o quanto estou amando seu trabalho!! bjss
    http://mufevblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bruna você falou mas que verdade, eu vejo todos os dias umas meninas tão, mas tão idiotas, que deixam comentário exatamente como você sitou, achando que vão ser retribuído. Tanta gente querendo visitas e esquecem que isso não significa nada se não houver comentários..

    ResponderExcluir
  7. Não conseguiria escrever nada que expressasse tão bem o que eu sinto em relação a isso, como você o fez. Sério Bruna, eu costumo sempre dizer que é cansativo responder comentários, e de fato é. É porque dá trabalho. Eu só respondo comentários quando eu vou ler a postagem da pessoa e comentar algo relacionado a ela de verdade, o que é tão cansativo quanto escrever uma postagem pro meu próprio blog ou tirar fotos e editá-las. Mesmo assim, mesmo que eu não responda no dia os comentários da minha própria postagem, eu costumo sempre ir nos meus blogs preferidos e comentar a cada nova (ou quase cada) postagem, porque me interesso pelo conteúdo e é uma forma de a pessoa saber como eu "me senti" em relação ao que ela postou. Eu valorizo muito o meu trabalho, mas o faço valorizando também o dos outros, porque se você não consegue ser um blogueiro pequeno, como você vai conseguir ser um blogueiro grande? Ninguém começa do topo.

    La Diabolique - Fan Page - SORTEIO Varsity Jacket

    ResponderExcluir
  8. Amei seu post.
    Acho super chato quando a pessoa aparece no meu blog e apenas diz que está seguindo.
    Detesto quando percebo em algum comentário, que a pessoa nem leu, apenas escreve qualquer coisa e pronto. Tem vezes que dedico tanto ao post, que perco duas ou três horas pensando, escrevendo, fazendo e refazendo as fotos e chega alguém e escreve: "super verdade" ou "é assim mesmo" ou então "adorei o post" e apena isso + o link do blog.
    Dá pra perceber que a pessoa sequer olhou as fotos e acabo deixando de lado essas pessoas, pois vou ao blog delas, leio e comento não apenas para que retribuam, mas para que dediquem-se também a ler os posts tanto meus quanto das outras blogueiras, porque acho que merecemos.
    As blogueiras deveriam dar mais valor ao trabalho das outras, afinal, são blogueiras também.

    http://modadelirio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente! Está certo que gostamos dos "números", mas o que mais queremos são os comentários que elogiam o que escrevemos.
    Afinal de contas ficamos horas ali pensando no que escrever, como vamos escrever; pensando em como vai ficar mais bonito e atrativo para que as pessoas queiram ler sobre aquilo.
    A melhor parte de ter um blog é o reconhecimento dos leitores, o meu ainda está no início e mesmo com pouco tempo na blogosfera já percebi que é muito dificil conseguir comentários que realmente sejam de pessoas que leram o que você se dedicou para escrever.


    aschatasdegalocha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu assino embaixo de cada palavra Bruna !

    A maioria das pessoas q tem Blogs se importam só com numeros de seguidores e comentários. Não pensam q o mais importante e o que mais dá prazer na verdade é conseguir um leitor assiduo. Alguém q vc perceba q tá te visitando e comentando pq realmente gostou do seu post.

    Eu já fiz tanta amizade sincera depois q comecei a Blogar e não troco isso por milhares de seguidores q nem sabem pq seguem meu Blog, nuncaa !

    A pouco tempo teve uma menina q comentou assim:

    "Oi. To comentando aqui no seu Blog. Retribui?"

    Como assim gente ?? Eu simplesmente respondi: "Obrigada." E não me dei ao trabalho nem de entrar no Blog dela. Na verdade acho isso chato, pq eu gosto de visitar cada um q me visita, mas esse tipo de atitude me deixou tão triste q fiz algo q nunca pensei fazer... ignorar um leitor :/

    Essa menina q comentou assim no meu Blog deveria ter esse teu post na lista de favoritos dela viu ! hahaha

    Desculpe o livro q escrevi... é q realmente penso como vc e esse tipo de coisa me deixa p da vida.

    Beijooo !


    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente isso vai acontecer sempre. São pessoas que querem crescer a todo custo, e não se importam com qualidades, e sim com quantidade. Cabe, então, a quem tem essa consciência de ter uma blogosfera mais saudável, fazer o possível para que esse tipo de pensamento seja exterminado.

    Adorei suas palavras e o modo como você as expôs.
    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente as coisas ultimamente estão assim,deixei meu blog em hitaus certa vez por conta disso,refiz meu LookBook também pelo mesmo motivo.E mesmo em blogs que frequento religiosamente,se eu li algo mas não achei necessidade de comentar,(porque eu não tinha nada a mais para acrescentar ao post)eu não comento,porque não curto um "comentário só por comentar" no meu,daí que também não curto fazer isso no dos outros.Mas isso vem da época de flogão viu,sempre foi assim e infelizmente vai continuar e aumentar.
    E sinceramente prefiro um ou dois comentários com conteúdo no meu blog,do que dezenas que não dizem nada, e penso o mesmo diante dos blogs que eu visito e acompanho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Amei o post, foi o mais sincero que já li desde o meu começo de blog!
    Cada dia as pessoas julgam de "mais valor" o layout e os seguidores e param de ligar pro conteúdo, pras ideias e pra mão que é manter um blog sempre atualizadinho!
    Ai, se já não fosse ruim o bastante, as parcerias somem porque você tem míseros seguidores, não tem um layout que nem o de quem é famozissimo,... isso broxa muito mais.
    Esse teu post achei enquanto procurava, nos blogs que sigo, postagens que me chamassem a atenção, e só o fato de eu ver que é um texto de autoria tua já contou pontos.
    Amei, amei amei!
    Poderia ficar falando horas e horas aqui!
    2Bjos
    http://ameninaqueprocuravasorrisos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. É a primeira vez que entro no seu blog, me chamou a atenção o título desse post, e tenho que concordar com você em gênero, número e grau. Adoro blogar, fico horas fazendo meus posts, mas se tem uma coisa que me deixa chateada é ter todo esse trabalho e, quando vou ver os comentários, perceber que tem pessoas que nem leram meu post. Já teve até gente comentando coisa do tipo "esse produto deve ser bom mesmo" sendo que eu tinha falado no post que o produto não era bom kkk. Acho que o problema é ter gente nessa blogosfera que pensa só na parte de ganhar produtos e dinheiro, então fica querendo números de curtidas no face, comentários, visitas e etc, e não se preocupa com o trabalho que a blogueira teve pra fazer o post. Mas, pelo que tenho visto, essas pessoas que são preguiçosas pra comentar são também preguiçosas para cuidar do blog, então não acho que tenham futuro agindo desse jeito. Antes essas coisas me chateavam, mas hoje prefiro focar nas pessoas que realmente curtem o meu blog e gostam de visitação e de comentar :)

    Parabéns pelo post!

    Beijos!

    www.belezamista.com

    ResponderExcluir
  15. Falou tudo. Nada pior que preparar um post com todo carinho, dai vc entra e ve q tem um novo comentario e fica toda animada pra saber a opiniao do leitor. E quando vai ler ta escrito "to seguindo. Segue de volta?"
    http://www.blogeagora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Fico tão feliz quando recebo cada comentário, e mais ainda quando eles são com elogios sinceros, com perguntas, e, principalmente estão relacionados ao post!! Tem gente que comenta e não presta nem atenção no seu nome. Compartilho do seu pensamento de comentar quando temos algo a dizer, se não tem, simplesmente passa. Não se sinta obrigado e nem obrigue as pessoas a fazerem o mesmo. Sabemos que o nosso público são outras blogueiras e cada um sabe o que quer pra si, como diz minha vó: a gente colhe o que planta. Ótima reflexão!

    bisou bisou

    http://femmetoilet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Tem comentário pior do que:
    ADOREI O POST. SDV?
    LINK DO MEU BLOG | LINK DO MEU FACEBOOK FACEBOOK | LINK DO MEU INSTAGRAM | LINK DO MEU TUMBLR | LINK DO MEU PINTEREST | LINK DO MEU TWITTER | LINK DO MEU FASHIOLISTA | TEM VÍDEO NOVO NO MEU CANAL!

    Não, né? As pessoas passam mais tempo escrevendo sobre o blog delas do que sobre o nosso, na nossa própria página. Concordo com TUDO que você falou, acho impressionante as pessoas não se tocarem de que estão sendo completamente mecânicas e vazias e que nada disso faz sentido algum quando feito dessa maneira. Achei que você se expressou SUPER bem e queria que todo mundo que tivesse um blog pudesse ter acesso a seu texto. O mundo seria mais bonito.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  18. Disse tudo! Infelizmente, existem casos e casos: Blogueira que deixa um comentário enoooorme no seu blog e 90% do que ela "disse" é sobre ela mesma, seu blog e redes sociais. E pior, você entra no blog da mesma por curiosidade e o conteúdo é baixo, desinteressante. E blogueira que também deixa esse tipo de comentário, tem o blog FODA, mas "mendiga" tanto por números, que o seu trabalho acaba perdendo o valor. O que é mais triste ainda.
    Poxa, a gente passa horas, dias e até semanas preparando um post legal, com bom conteúdo, e vem alguém comentar "Adorei os post. Seguindo, sdv?" É muita falta de consideração, reconhecimento!
    Acredito que você só consegue seu lugar na blogosfera, se souber dar espaço para as outras blogueiras também. Não é de uma hora pra outra, nem trocando um milhão de seguidores que você irá conseguir ser reconhecida, e sim, com muito trabalho - digno -, sorte e suor.


    Depois dos Dezoito

    ResponderExcluir
  19. Falou tudo! E hoje em dia ta assim mesmo, as pessoas só pensam em seguidores, o que adianta ter milhares de seguidores sendo que nenhum deles acompanham seu trabalho? As pessoas estão bem egoístas só pensam em si mesmo e nunca querem ajudar os outros, e se ajudam sempre querem algo em troca. Acho que vale 5 leitores fiéis que gostam do que você faz, do que ter milhares de pessoas que só passam no seu blog uma vez e depois nunca mais voltam! Sem falar das pessoas que só comentam "Seguindo, sdv?" acho que é falta de respeito com o trabalho da blogueira. Enfim, concordo com tudo que você disse!

    http://prazerjessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Você disse tudo o que eu penso! Ultimamente tenho sido bombardeada de comentários "me segue que eu sigo de volta!" ou comentários tão superficiais que tenho a absoluta certeza que em nenhum momento parou para ler a postagem ou se leu não achou "boa suficiente". As coisas estão caminhando assim! Sempre falo com as meninas nos grupos de blogueiras dizendo "Existe clima para ler matéria. Tem dias que quero apenas correr em inúmeros blogueiras ler e ler e deixar comentários. Outros que não tenho e apenas não comento naquele dia, mas nunca vou deixar um comentário sem graça", porque eu fico pensando "A blogueira ficou pensando durante horas em como criar o post, combinar o look, tirar fotos, editar e no final, não merece um bom comentário? Ficou tão superficial ultimamente. Todo mundo só quer números, ser melhor do que o outro ou mostrar que pode mais. Para mim o blog ainda vai continuar sendo uma extensão daquilo que eu gosto. Ler e escrever, dizer o que penso quando me da na telha, visitar outros blogs e conhecer outros universos (porque é isso que deveria ser, pode participar do mundo de outra pessoa sem pagar passaporte!) espero que um dia melhore. VAMOS VER!

    Um Spoiler A Mais

    ResponderExcluir
  21. Acho esta chateação são de muitas blogueiras, realmente, isso tem acontecido muito, só querem números mas retribuir que é bom ninguém ta afim né? mas sejamos nós que não gostamos disso que façamos a diferença, eu dou mais preferência até em blogs que estão começando, pq acho que eles se esforçam mais, pois aqueles que estão muito famosos, não agravando a todos, não tão nem ai pra sua vista ou seu comentário. Beijos adorei seu post, http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/,

    ResponderExcluir
  22. Sim, sim e sim. Concordo com tudo o que você falou e com os comentários. Acho super engraçado, porque realmente duvido que o número de visitas nesses blogs venham a aumentar por deixar comentários copia+cola no post dos outros. É falso, não tem alma. E fazer posts dá um puta trabalho. Eu não sou blogueira de moda, mas consigo vislumbrar o trabalho que dá arrumar roupas legais, indicações de lojas, cenários bacanas pro look do dia, conseguir um dia que esteja agradável pra tirar as fotos etc etc. Dá um trabalhão e nós queremos sim um reconhecimento sincero pelo post. (:

    Li um livro super clichê faz alguns anos. "Como fazer amigos e influenciar pessoas", acho que deva conhecer pelo menos de nome. Ele é considerado o livro "pai da auto-ajuda", mas vi como uma série de dicas de como ser decente e legal com as pessoas, pois naturalmente se consegue a simpatia delas desse modo. Uma das dicas do autor é para estar interessado nas pessoas, mas não com o fim de conseguir algo delas, como essa galera do "me segue de volta" faz. Estar VERDADEIRAMENTE interessado nos outros, de forma genuína, ao ponto de realmente querer se envolver.

    Felizmente os poucos "me segue de volta" que consegui logo tratei de ceifar. Não tenho centenas de leitores, mas gosto de ver que alguém que comentou no blog voltou depois de um tempo para ver como andavam as coisas. Acho que esse sempre deve ser o público de verdade. <3

    http://entrebatonsecafes.com

    ResponderExcluir
  23. Concordo muito com você.. li o texto de cabo a rabo e penso igualzinho!! Estudo o dia inteiro de segunda a sexta, consigo um pequeno tempo no domingo, e dou um jeito de resolver TUDO!! Fazer posts diários e deixar programado, vídeo, falar de parcerias, e dai chega gente no meu blog pouco se importando para o conteúdo, fico super chateada e chega até a dar um desânimo, é bom ver que não sou a única. Costumo SEMPRE deixar meu link no final do comentário... e não é tipo: ME SEGUE SE NAO NAO IREI VOLTAR. é só mesmo para se a pessoa por algum motivo quiser visitar, se quiser responder algo que eu comentei mais diretamente.. e tbm no caso, as suas leitoras por exemplo, podem se interessar em clicar no link, sei lá o motivo hehehe. Mas enfim, tem gente que vai lá e diz o MESMO de sempre: ADOREI, visita meu blog? www.site.com rssssss ODEIO ISSO!! Beijão, Carol do blog Red Lipstick

    ResponderExcluir
  24. É,isso dá muita raiva mesmo.Eu tenho um blog-que não é tão frequentado assim-e na maioria das vezes as meninas que comentam só deixam o link do blog/site em baixo isso realmente me deixava muito chateada.Então hoje no meu blog eu uso como se fosse um diário,eu posto nele textos de desabafos sobre mim ,até parei de deixar meu link no comentário alheio.

    ResponderExcluir
  25. Tem que ter muita coragem pra expor o que pensa, mais ainda pra sustentar. Acabo que percebendo que muita gente não considera a alegria quando vemos uma notificação de comentário, ou uma nova curtida. Pra nós isso significa reconhecimento, e então você para pra ler o comentário e algo desse tipo e a tristeza bate logo. Meu blog é pequeno, e sei bem como é isso. É muito trabalhoso tentar colocar sua expressão, quase que você mesma em um post e a pessoa só dizer "SEGUE?". Um dia todos querem ser reconhecidos pelo seu trabalho e conteúdo e muita gente desconsidera isso. Gostei muito de ter publicado isso Bruna, e desejo sucesso pra ti guria.

    Beijos,

    Dani

    ResponderExcluir
  26. Concordo plenamente com tudo isso que você disse. Todo mundo só quer olhar pro seu próprio umbigo e não se preocupa com o tanto de tempo e dedicação que a outra pessoa investiu. Acho que reconhecimento é quando alguém elogia sue trabalho e não apenas diz que gostou do post. Hoje em dia todo mundo acha que é fácil ficar famosa, esse é o grande problema: querer subir a custa do trabalho dos outros. Confesso que nem sempre estou afim de comentar em blogs, portanto deixo para lá e volto em outro dia, onde eu possa ler o post com calma e dar minha opinião sobre ele. Meninas Quase Invisíveis 

    ResponderExcluir
  27. Nossa ótimo post,concordo plenamente com você esta certíssima,muito sucesso viu flor ! Beijinhos <3

    http://aspequenasvaidosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Já falei disso lá no blog uma vez, e concordo em gênero, número e grau!
    Não tem nada mais decepcionante que receber email sobre um novo comentário no post que você demorou horas fazendo -prazerosas, mas horas-, ir toda feliz ler e dar de cara com um "seguindo flor, segue de volta?" GRRRRRR!
    Poxa, é tão dificil assim ler o post, dar sua opinião e deixar o link do blog no final? Isso sempre me dá vontade de conhecer o blog da pessoinha nova que tá me visitando haha ♥
    Beijos moça!
    a-meninadajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa, eu tenho pensado muito sobre isso! E acho um saco mesmo! Também não visito esse tipo de blog "segue o meu que sigo o seu" e me irrita muito isso! Quando alguém me escreve isso no face ou blog eu digo: Faz o seguinte linda, só segue o meu blog se realmente gostar dele! Senão não quero! Afinal o que adianta numeros né? Seguidores tem que ser reias!!

    Amei o post!

    linda

    xx
    Tali

    ResponderExcluir
  30. Sim, eh mto gratificante receber um comentario sincero! <3 Eu nao tenho esse problema de comentarios com "segue meu blog", ate agora nao. E se algum dia aparecer esse tipo de comentario no meu blog, vou simplesmente deletar.

    Eu nao tenho mto contato com outras pessoas q escrevem blogs, apenas com algumas amigas e algumas pessoas q acharam meu blog por ai e se tornaram "camaradas de blogosfera". Talvez seja melhor assim, pq ai coloco no meu blogroll os blogs q eu quero, e sigo os blogs q eu quero, sem "cobranca" ou "expectativa" de ninguem.

    E sim, eh uma pena a falta de valorizacao...ter e manter um blog eh super trabalhoso, seria justo a gente ter um feedback na mesma escala em q a gente se dedica.

    Excelente texto! :)

    ResponderExcluir
  31. Ainda tem isso mesmo, mas percebo que bem menos do que uns anos atrás, principalmente quando eu tinha blog pessoal e o post era só texto, ficava evidente demais que a pessoa não tinha lido e comentou qualquer coisa só pra que você retribua o comentário dela... E é verdade, a maioria do pessoal que lê blogs também é blogueiro, uma coisa leva a outra com certeza. Mas enfim, pessoas assim não terão o sucesso que elas querem ter com isso, até porque alguém que visita só pra retribuir um comentário desses dificilmente será alguém que visitará o blog sempre. E infelizmente isso tem acontecido mesmo, porque agora como ser blogueiro virou até profissão, as pessoas estão querendo sobreviver disso xD Aliás, você escreve super bem, gostoso de ler um texto assim ^^ Beijos, bom feriado!

    ResponderExcluir
  32. Oie Flor.
    Nossa, nunca li um post em que me identificasse tanto.
    Eu fico super chateada quando entro num blog, e na parte dos comentários a pessoa questiona que quer leitores fieis e que valorizem o trabalho dela, e vai lá no seu blog e escreve. Segue que eu te sigo de volta, quando não, envia uma mensagem "gostei" e 300 redes sociais dela. Eu adoro conhecer novos blogs, fiz amigas incríveis nesse 6 meses de blogosfera.
    Um pouco acho que está na maturidade, e também na pessoa que faz o blog porque quer ganhar produtos. E fica forçando a ter seguidores. Mas as próprias marcas reconhecem isso, e acaba sendo um tiro pela culatra.
    Bom resumidamente adorei o texto, uma opinião sincera e corajosa. Abraços.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Bruna eu concordo com você. Os bloggers estão cada vez mais escrotos. Comentando posts sem ao menos lerem ele, e divulgando os seus blogs da pior maneira possível. E isso é muito triste, revoltante em alguns casos. Estamos publicando para receber comentários vazios, que juntos transformam-se em uma maquina desmotivante. É por essas e outras que eu decidi me afastar um pouco do blog.
    Seu texto está absolutamente correto.

    ResponderExcluir
  34. Nossa!! Ótimo texto!!!
    É revoltante esses comentários que não agregam nada e fica claro q o sujeito nem fez leitura dinamica se quer.
    Nem sempre temos o q dizer sobre o post, então o melhor é ficar calado.
    Acredito que muitas dessas pessoas estão mais preocupadas em conseguir uma outra fonte de renda do que em escrever bem e compartilhar idéias.
    Beijinhos,
    Nina

    ResponderExcluir
  35. Oioi, estou por aqui de novo! Super concordo com o que você escreveu. E fiquei muito feliz por dar uma passadinha no meu blog e comentar por lá. :)
    Beijos!
    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Isso é uma coisa que começou a me afetar ultimamente. Comcei a receber emails (as pessoas perdendo o limite) pedindo pra fazer parceria de divulgação e nem se deu ao trabalho de ir no meu blog e comentar, ler. Me recuso a dar atenção pra isso, nem perco meu tempo. Me deixa muito triste ver que muita gente tem entrado pro mundo blogueiro pra simplesmente conquistar um tipo de fama. Não entendo isso. Criei a página do meu blog, que antes era so pagina, pq queria repassar pras outras pessoas dicas que eu encontrava por aí. O blog surgiu a pedidos dos leitores da página. E tenho amado fazer parte disso, passar minhas dicas adiante. Isso é tão prazeroso e tão gratificante quando a gente é reconhecido e elogiado pelo nosso trabalho. Faço minhas as suas palavras. Digo desde já que adorei seu blog, adorei o jeito como você se veste e escreve. Continua assim, que eu continuarei vindo aqui comentar com muito gosto :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  37. Disse tudo Bru,eu estou tão cansada desse mundo de blogosfera que fazem 4 meses que não faço nenhum post no meu.Como você disse está tudo muito fútil as pessoas estão dando mais valor a layout e a números do que ao próprio conteúdo do blog. Eu conheço e acompanho blogs simples mais que dão um show no conteúdo e deixei de acompanhar blogs mais "famosos"pois era um bombardeio de propaganda e parceria que até parecia vírus heheheh... sem deixar de ressaltar os comentários que estão cada vez mais vazios e sem sentido,sinceramente estou desmotivada...

    ResponderExcluir
  38. Essas atitudes só mostram a falta de conteúdo da própria pessoa que a faz.
    E consequentemente, falta de conteúdo do blog.
    Isso sempre me incomodou e me incomoda até hoje.
    Mas faço como você, nem dou atenção a esses comentários.
    Alguns até deixo de aceitar (como sou má) e nem visito os blogs dessas pessoas.
    Falta de respeito e descaso.
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com