A Liberdade de Expressão e o Bom Senso


            A internet nos propicia muitas coisas. Somos uma geração que cresceu, amadureceu e fortaleceu suas opiniões sentados à frente do computador. Existe muita coisa boa para se fazer e se aprender online. Quantos assuntos exploramos, pesquisamos, conhecemos, quantas coisas descobrimos, quantos textos lemos, quantas fotos observamos através da tela do computador? E isso é realmente fascinante e acredito que a maioria sinta-se perdido quando passa um dia ou dois longe do computador, do smartphone ou das redes sociais. Seja para pesquisar, compartilhar ou simplesmente interagir, a internet é extremamente útil e fascinante. O problema começa quando as pessoas utilizam a "coragem" ganha através da tela para colocar pra fora (e mostrar à todos) o que de pior guarda dentro de si.
              O que mais vejo quando entro no facebook (ou qualquer outra rede social) não são as pessoas interagindo com seu círculo de amizades, conhecendo novas pessoas, compartilhando fotos ou tudo o que, pelo menos na teoria, era para ser feito ali. O que vejo são discussões intermináveis, xingamentos excessivos e uma falta de noção completa - tudo em nome da "liberdade de expressão", dizem. Não acredito que existam coisas que não sejam passíveis de discussão - o que existe é local, hora e pessoas para se discutir. Discutir não é brigar: discutir é conversar, expôr pontos de vista diferentes e até chegar a uma conclusão, mesmo que uma das partes mude de opinião durante o processo. Não tem certo ou errado: as pessoas são diferentes, pensam de forma diferente e tem diferentes visões de mundo. Não é errado discutir, não é ruim - muito pelo contrário. Acredito que quanto menos tocamos num assunto, mais força ele ganha e as consequências são piores para todo mundo. Mas o que menos acontece nas redes sociais são discussões saudáveis. O que vejo é um bando de pessoas desnorteadas, cada qual querendo gritar mais alto e impor sua opinião como verdade absoluta a todo o universo - e isso eu não aceito. Ninguém concorda com uma pessoa porque essa gritou mais alto, teclou em caps look ou xingou a mãe do criador da rede social. Tem gente que ignora o conceito de "liberdade de expressão" e o confunde com uma porção de coisas. Liberdade de expressão não te dá o direito de desrespeitar os outros, não te dá o direito de excluir, oprimir, humilhar ou ridicularizar ninguém. 
               Não vivemos em cima do muro. Todos temos opiniões formadas sobre uma porção de coisas, e sobre o que não temos vamos formando ao longo da vida. Não é errado discutir, mudar de ideia, perceber que errou e que podia aprender um pouquinho mais antes de julgar-se com toda a razão. Eu já mudei de ideia várias vezes sobre uma porção de coisas. Continuo mudando. Espero chegar aos 60 com muitas incertezas na cabeça ainda. Então, pra quê tanta prepotência? Aonde queremos chegar com isso? Será que somos mesmo os donos da razão? Quando eu era criança uma professora me disse que temos uma boca e dois ouvidos para escutar mais antes de falar - e nunca nada foi tão verdadeiro. O bom senso não exclui a liberdade de expressão, só nos dá a maravilhosa oportunidade de ponderar um pouquinho mais sobre o que dizemos, pensamos e acreditamos. Porque afinal, as palavras tem poder. E nós sabemos disso. 

                 *De repente lembrei que esse blog é meu, e que está faltando um pouquinho de mim aqui. Para felicidade de alguns e tristeza de tantos outros, vou trazer mais textos meus pra cá. :P

                    Espero que gostem. Opiniões nos comentários. ^^ 

12 comentários:

  1. Posso falar que admiro tuas opiniões? Tu é fantástica <3

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as pessoas discutem tanto na internet por estarem atrás de uma tela de computador e não terem coragem de enfrentar de cara, isso pode ser bom, mas também muito ruim. É como você disse cada um tem sua opinião, e vejo na internet que algumas pessoas ficam bravas quando alguém não tem a mesma opinião formada que a dela, a gente tem que aprender a conviver com isso, aprender a respeitar a opinião alheia.
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras aí de cima :D
    Bruninha me surpreendendo há umas 2~3 semanas já... recorde hein SIUAHSAU

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna, adorei seu blog e seu texto contém muitas verdades. Eu fico bastante triste e meio irritada quando vejo as pessoas se xingando e brigando porque têm opiniões diferentes, algumas pessoas não sabem discutir mesmo e isso é triste porque acaba deixando as pessoas separadas em vez de unidas.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A gente vê tanta ignorância e tantas pessoas desinformadas se achando com a razão sobre assuntos que elas nem mesmo conhecem que as vezes da vontade de nunca mais voltar a usar o facebook, o twitter e tantas outras... É incrível a "capacidade" de falar merda que as pessoas tem na internet. A ideia falso anonimato, apesar de ser cliche, ainda impera quando olhamos a quantidade absurda de preconceitos e ideias idiotas presentes em certos comentários..
    Amei o texto, nem tem como complementar mais. Disse tudo o/
    Beijos ;*

    Ser, Inspirar e Criar

    ResponderExcluir
  6. Concordo com TUDO o que você disse. Eu amo escrever no facebook e expor minhas opiniões sobre a política e sociedade e MUITAS pessoas vem jogar pedras em mim e discutir comigo, sendo que eu não dou a mínima se alguém discorda de mim, desde que a pessoa tenha um pouquinho de fucking respeito, sabe? Já pensei em deletar meu facebook VÁRIAS vezes porque sou rodeada de pessoas hipócritas e falsas, noto isso quando até amigos meus agem como completos idiotas. Mas enfim, infelizmente as pessoas não sabem pensar... Adorei seu texto e continue escrevendo mais aqui. Beijos!

    www.beatrizrocha.com
    www.youtube.com/booitsbia

    ResponderExcluir
  7. Hoje ninguém respeita mais opinião de ninguém.
    xoxo' <3

    É de grau! | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu ponto de vista, realmente concordo com tudo o que você disse. Faça mais textos, eu curti bastante!

    www.aliadasdorock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto flor... e infelizmente é o que mais tem hoje no facebook são essas discussões que não levam a lugar nenhum.

    Acho que já perguntei isso, mas em qual semestre de psicologia que você está ?

    Um beijo

    http://misslittlepanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Visito com alguma frequência seu blog B., e sinceramente gostei de ver um ponto forte de opinião. Acrescentou muito ao seu blog. Eu particularmente por ser gay e feminista acabo me envolvendo muito em discussões, mas às vezes (na maioria delas) largo de mão, simplesmente por cansa discutir com pessoas sem noção das coisas. Enfim, curti o post.

    http://casacafeina.com.br

    ResponderExcluir
  11. Putssss meu ameeei o sue texto. Ele ta incrivelmente perfeito. Falou tudo sobre liberdade de expressão. Parabéns, adoro seu blog, faça mais textos!


    www.keep-calm-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de ver um pouquinho de você aqui. Um pouco do que você pensa. Isso me incomoda muito também. Ultimamente tenho visto só um monte de gente disposta a te julga por qualquer coisa que você diga e discutir com tudo o que não concordar se esquecendo onde começa o seu e termina o espaço dele.

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com