Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky

 Tradução: Ryta Vinagre
  Lançamento: 2012
  Páginas: 223
  Gênero: Juvenil
  Editora: Rocco
  Onde Comprar: Saraiva
  Pontuação: 

Quem nunca escreveu desabafando num blog, ou num caderno, ou  atrás do recibo do supermercado, na esperança de que ninguém descobrisse que foi você quem escreveu? Pois é isso que Charlie faz. Ele escreve para um amigo, contando sobre a própria vida, com nomes fictícios dos amigos e até dele mesmo e sem o endereço de remetente, pois não espera resposta. "Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende", diz ele. Charlie é um garoto diferente e conturbado, que não sabe como lidar com a perda de sua tia querida - a pessoa em que ele confiava todos os seus segredos, e com o suicídio de seu único amigo, que nunca lhe contou seus problemas, ou sequer deixou um bilhete antes de partir. Ele vê o mundo de uma forma diferente dos outros, e ele está sempre observando o comportamento alheio, ao invés de viver sua própria vida. Ele só está lá nos momentos, mas nunca participando deles. E é por isso que é chamado de invisível. Ele vê e ouve coisas que as outras pessoas não percebem. Depois de algumas sessões com o orientador educacional, Charlie decide viver novas experiências, fazer amigos e participar mais, porque ele não quer mais estar sozinho. E foi assim que conheceu Sam e Patrick, dois irmãos que estão no último ano do colegial. E através deles Charlie conheceu outros amigos. E assim passou a frequentar festas e conviver com o uso de drogas e bebidas alcoólicas, o que não tardou para que ele também experimentasse. O autor aborda temas que com certeza já passou pela cabeça de muita gente, pra não falar todo mundo. Amor não-correspondido, amizade, separação, uso de drogas, perda, sexualidade. O livro é divido em quatro partes, e é organizado por meio das cartas de Charlie, o que torna uma leitura fácil, apesar de os sentimentos de Charlie serem tão complicados. Uma das coisas que mais me identifiquei com Charlie é que ele tenta fazer coisas boas para seus amigos, mesmo que eles não vejam como uma coisa boa. Mas quando ele espera alguma coisa - por mais simples que seja, como um telefonema no seu aniversário - de seus amigos, ele não recebe, e não entende o porque. E isso acontece muito comigo. Isso sem falar na trilha sonora bem elaborada, e convenhamos, perfeita né?
O livro já foi feito com quatro capas diferentes, todas elas bem elaboradas e atrativas, mas eu quis colocar na resenha uma bem legal, e que a maioria não conhece, ao invés daquela verdade que é mais popular!
  As Vantagens de ser invisível te faz pensar em pequenos e simples acontecimentos e na diferença que eles podem fazer na vida de alguém. Te faz refletir em coisas que acontecem com você ou com alguém a sua volta. O livro originou o filme, estrelado por Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller. Pensa em um filme que você chora do começo ao fim (isso se você já leu o livro). Um filme em que você vê sua vida inteira passando ali, só quem com gente mais bonita te interpretando, é claro. Um filme que mostra tudo o que você imaginou na sua cabeça enquanto estava lendo o livro. Este é As Vantagens de Ser Invisível. Mas eu te aconselho a ler primeiro o livro e depois ver o filme, caso contrário pode ser que não seja tão emocionante. 




"And in that moment, I swear, we were infinite."






5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Emma Watson mais uma vez mostra a sua atuação magestral em um filme digno de sua presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei demais da atuação da Emma. Mas acho que todos ali fizeram papeis fantásticos e atuações marcantes!

      Excluir
  3. Eu amei esse livro e a sua resenha é ótima. Deu até vontade de ler novamente! Quanto ao filme, é muito emocionante e o elenco é impecável.
    seguindo!
    Ah, no meu blog fiz uma resenha da trilha sonora, se gostou, não deixe de dar uma conferida. Obrigada!
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/2013/09/resenha-charlies-mixtape.html

    ResponderExcluir
  4. Cara, é bom mesmo? Porque já li várias resenhas sobre o livro e sempre resenhas boas. Um dia o encontrei no sebo e sabe, lendo as primeiras páginas.... não deu vontade de comprar. Me parecer bobinho.

    É bom então? ahsiuahsiauhsaisha
    Eu estou lendo um livro muito bom sobre as dificuldades de se ser mulher / feminismo, se te interessar, tenho uma resenha no meu blog! É que lembrei agora pq, o dia em que fui comprar "as vantagens de ser invisível" acabei levando "promiscuidades" no lugar! haha

    Um beijo!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♥ Não comente se não tiver lido a postagem, spams são desrespeitosos e serão imediatamente excluídos ♥
♥ Você tem um blog? Deixe seu link ao final do comentário, vou adorar conhecê-lo ♥
♥ Sua opinião é muito importante e eu sempre quero lê-la, aqui você pode discordar sempre que quiser - mas mantenha o respeito ♥
♥ Os comentários sempre são respondidos, mesmo que demore alguns dias. O blogger não avisa quando alguém responde seu comentário, para receber a resposta é necessário marcar a caixa "notifique-me" quando for escrevê-lo ♥

Fanpage | Instagram | LookBook.nu

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail chanelfakeblog@outlook.com